Publicado em: 28/02/2018 às 17:34
Parceria da Prefeitura com FHO/Uniararas promoverá treinamento sobre prevenção de acidentes envolvendo crianças
Liga de Traumatologia e Emergência da FHO vai capacitar professores, monitores, profissionais da saúde e até pais de recém nascidos

A Prefeitura de Araras recebeu na tarde desta quarta-feira (28), no Paço Municipal, a equipe da Liga de Traumatologia e Emergência da Uniararas/FHO e oficializou uma parceria voltada a prevenção de lesões não intencionais em crianças de 0 a 14 anos de idade.

Comandada pelo coordenador do curso de Enfermagem da Uniararas, Antonio Francisco Peripato Filho, a Liga de Traumatologia e Emergência fará uma série de treinamentos de prevenção de acidentes e atendimento inicial de primeiros-socorros, envolvendo profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Serão treinados professores, diretores, inspetores e monitores de toda a rede municipal de ensino; profissionais da rede municipal de saúde, como agentes comunitários, enfermeiros e técnicos de enfermagem; como também pais de recém nascidos em Araras. A capacitação deve começar no mês de abril e se estenderá até o final deste ano.

Esse treinamento aos profissionais da Educação e da Saúde de Araras foi uma sugestão apresentada no ano passado pela vereadora Anete Monteiro Casagrande. A parceria com a Prefeitura de Araras foi oficializada no encontro desta quarta-feira, no Paço Municipal. Na ocasião, a equipe da Uniararas/FHO foi recepcionada pelo secretário de Governo, Marcelo Franchozza, a chefe de Gabinete, Sônia Cerri Antigo, e a secretária de Educação, Mariana Moura.

Os acidentes são as maiores causas de morte em crianças até 14 anos no Brasil, e a principal forma de combater esse problema de saúde pública é a prevenção. Esse treinamento começou a ser desenvolvido em Araras no ano passado, por meio de um projeto-piloto em algumas escolas municipais. A proposta é capacitar pais, professores e a comunidade em geral na prevenção de acidentes.

A Liga de Traumatologia e Emergência da FHO/Uniararas é formada por professores e por 40 alunos dos dois últimos anos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Biologia e Farmácia, e conta com o apoio da Coordenadoria de Comunidades de Extensão da Uniararas.