Publicado em: 13/01/2017 às 17:20
TCA herda quase 9 milhões em dívidas da Administração Municipal anterior
Déficit total da autarquia está dividido em dívidas com a Araprev, Prefeitura, ações trabalhistas, rescisões contratuais de funcionários, entre outros

Com duas semanas de gerenciamento da nova gestão do Executivo Municipal, foi descoberto, por meio de análises minuciosas, que o TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) herdou quase R$ 9 milhões em dívidas da Administração anterior.

Ao todo, a autarquia está no “negativo” em R$ 8.851.711,76. O déficit total do TCA está dividido em dívidas com a Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras) – R$ 3.760.000,00; dívidas com a Prefeitura (ônibus) – R$ 3.750.000,00; dividas com fornecedores em aberto (restos a pagar) – R$ 810.000,00; ações trabalhistas – R$ 248.112,66; licenças prêmio – R$ 234.062, 80; além de rescisões contratuais com funcionários comissionados – R$ 49.536,30.

Na tentativa de sanar as pendências, a autarquia está montando uma “força-tarefa” para diminuir os gastos herdados e voltar ao superávit. “Reconhecemos a dívida herdada é alta, com um valor significativo. Por isso, estamos tratando esse assunto com muito cuidado. Inicialmente, estamos diminuindo as despesas da autarquia consideravelmente. Nosso gasto tem que ser consciente e acima de tudo, eficiente para não acumularmos mais dívidas. No TCA, estamos cortando ao máximo os funcionários de comissão, atualmente, temos apenas cinco em todo o setor. Além disso, vamos manter os nossos ônibus desligados durante o embarque de passageiros quando estiverem no Terminal Urbano, parece uma coisa boba, mas com essa atitude, podemos economizar cerca de R$ 400 mil por ano. Também iremos rever alguns contratos e licitações em vigor, entre outros aspectos que nos proporcione diminuir esse montante. Toda e qualquer medida para sanar essas dívidas serão realizadas por nós”, explicou o atual presidente Executivo do TCA, Élcio Rodrigues Júnior.

Os valores apresentados nesta matéria foram disponibilizados pela Coordenadoria Administrativa e Financeira do próprio TCA.

Anderson Cândido/Secom