Publicado em: 17/03/2014 às 14:40
Atrações culturais abrem Semana do Município
Programação comemorativa aos 143 anos de emancipação de Araras começou no último domingo (16), com espetáculo circense, música e o concurso Miss Araras 2014

Atrações culturais diversificadas marcaram a abertura da Semana do Município no último domingo (16). A programação conta com eventos gratuitos em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa de Araras, celebrado dia 24 de março.

As atividades realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, envolveram espetáculo circense diferenciado em dois pontos da cidade.

Apresentada pela Companhia Gira Circo, a atração tem a proposta inovadora de unir a arte circense e o cicloturismo. O espetáculo gratuito aconteceu no CEU “José Olavo Paganotti” (Praça “Jorge Assumpção”, no José Ometto 1), às 16h, e também na Praça Barão de Araras, às 21h.

Apresentado pelos artistas Flávio Domeni (Palhaço Frangolino) e Hebert L. T. Gaban (Mágico Hebert Firecooper), o projeto chegou à cidade de maneira um tanto curiosa. Os artistas vão pedalar 1.000 km em uma viagem por 20 cidades do Estado de São Paulo, que durará 21 dias carregando todo o equipamento necessário e parando nas cidades para realizar shows em clubes, escolas, teatros e espaços públicos.

O espetáculo contou com esquetes cômicas, mágica, equilibrismo, mímica e monociclo, sempre com itens e mensagens que remetam à viagem e ao cicloturismo. “Adoramos a cidade e o público foi muito receptivo conosco. A Praça Barão de Araras é muito bonita e um local superadequado para prática do teatro e do circo de rua”, disse Flávio Domeni.

O público prestigiou a atração. Natália Regina Zanebune, moradora do Parque das Árvores, adorou a iniciativa e disse que espetáculos circenses e atrações culturais criam um clima mais familiar nos espaços públicos da cidade.

“Atrações como esta reúnem a família na praça e entretêm principalmente as crianças. Esta é a segunda vez que levo meu filho para assistir a um espetáculo de circo e ele ficou vidrado, do começo ao fim”, disse ela, que é mãe de Matheus Zanebune Silva.

Já Fábio Moreira, morador do Jardim Flamboyant, comentou que o lazer é muito importante para a cidade. “Tudo o que é feito para entreter as crianças e os adultos é válido. Ainda mais se é gratuito. É gostoso assistir a espetáculos como esse, em que a gente se envolve com as crianças”, disse.

Mistura do clássico e do popular
Além do espetáculo de circo, o público também conferiu apresentação musical da Orquestra Pé de Moleque no Centro de Turismo “José Élio Dias”, localizado na Praça “Jorge Assumpção”, no José Ometto 1.

Fundada em 1997, pelo maestro Ednelson da Silva, a orquestra é um projeto social voltado ao desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens de Araras.

O repertório contou com clássicos da MPB e da música internacional. Com arranjos diferenciados, o grupo celebrou desde a bossa nova com “Garota de Ipanema” até o rock com “I Can’t Help Falling in Love with You”, última música cantada por Elvis Presley.

Miss Araras 2014

Também no domingo (16) foi eleita a Miss Araras 2014, no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”. Dara Costa foi a vencedora do concurso, realizado pela empresa Dois em Um Eventos, com apoio do Município de Araras.

Em segundo lugar ficou Débora Assis e em terceiro Patrícia de Ponte. O concurso também premiou Leticia Nardes, como Miss Simpatia, Bruna Poncio, como Miss Fotogenia e Liliane Oliveira, que ganhou o Troféu Lay Lagazzi (oferecido pelos organizadores).

Semana do Município
As atividades comemorativas ao aniversário de Araras têm sequência dia 22, com a abertura do 73º Saap (Salão Ararense de Artes Plásticas “Antonio Rodini”), às 20h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.

Já no dia 23 acontece a tradicional Corrida “24 de Março”, com saída às 8h em frente ao Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”. Neste dia, haverá também show na Praça Barão com a Banda Fattus, às 20h.

No dia do aniversário da cidade (24) acontece ato cívico e também lançamento da campanha do Agasalho 2014. Os eventos acontecem na Praça Barão de Araras, a partir das 7h45.

As ações são realizadas pelo Município de Araras, em parceria com a Câmara Municipal, local onde acontecerão dois eventos da programação.

No dia 25 haverá sessão solene de posse da Câmara Jovem, às 19h30. As atividades serão encerradas dia 26, quando acontece a cerimônia de entrega da medalha Mérito Cívico “24 de Março” a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município.

Clique aqui e acesse a programação completa da Semana do Município

Horácio Busolin Júnior/Secom