A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado (24), o primeiro mutirão para eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti de 2026. A iniciativa acontece no Parque Tiradentes, das 7h às 13h, nas ruas próximas à Emef Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira (CAIC). Caso chova, a ação será cancelada.
Somente em 2025, o Setor de Controle de Endemias retirou 9,5 toneladas de materiais que poderiam virar criadouros do mosquito transmissor da dengue, durante as ações realizadas em diversas as regiões da cidade.
Dengue em Araras
Segundo o boletim epidemiológico da última terça-feira (20), não há casos confirmados de dengue neste ano no município. 21 casos foram descartados, oito pessoas aguardam resultado de exames, duas pessoas estão internadas com suspeita da doença e um óbito está em investigação.
Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito e diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Ações simples podem ajudar a eliminar criadouros do mosquito da dengue:
Não deixe água parada em potes e pratos de plantas;
Descarte corretamente o lixo doméstico e entulho;
Vede reservatórios e caixas d’água;
Desobstrua calhas, lajes e ralos;
Troque sempre a água do seu animal de estimação,
Lavando a vasilha com água e sabão.
Secom/Prefeitura de Araras