Desde o dia 1º de junho, o estado de São Paulo se encontra na fase vermelha (a mais crítica) da “Operação SP Sem Fogo”, da Defesa Civil, que conscientiza e combate as queimadas durante o período de estiagem. Com o tempo seco e a baixa umidade do ar, os riscos de incêndios aumentam, assim como os problemas respiratórios.
“Essa época de estiagem é um período crítico, de pouca chuva, em que se tem vegetações secas que espalham o fogo rapidamente. Então é preciso conscientização para evitar queimadas e incêndios. Além de prejudicar o meio ambiente e provocar riscos à população, eles pioram ainda mais a qualidade do ar, que já está com baixa umidade e maior concentração de poluição. Então precisamos da colaboração de todos para cuidarmos das nossa cidade e das nossa saúde”, explicou o Coordenador da Defesa Civil de Araras, Marcus Vinícius Cabral.
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Araras participou, no mês de junho, do curso básico “Agente de Proteção e Defesa Civil”, da oficina preparatória “Operação Estiagem”, capacitando a equipe para o período de seca, com foco em prevenção e combate de incêndios florestais e preparação dos municípios para lidar com emergências.
Na capacitação também foi distribuído o material informativo da campanha “Operação São Paulo sem Fogo”, que a Defesa Civil de Araras tem distribuído pela cidade e disponibilizado em prédios públicos. Os folhetos e banners contém informações sobre ações preventivas no período de estiagem. Confira, a seguir, quais são elas.
Estiagem: saiba como cuidar da saúde e do meio ambiente em períodos de seca
Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Secom/Prefeitura de Araras