A cidade de Araras sediou nesta quarta-feira (16) o 84º Fórum Regional de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares da Região Metropolitana e Macrorregião de Campinas que aconteceu no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
A edição teve como tema principal os 35 anos do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), celebrados no último dia 13 de julho. A coordenadora do Fórum, Sônia Maria Bonfanti, ministrou a palestra "ECA - Avanços e Desafios - Conselho Tutelar X Rede de Atendimento Articulação Necessária" aos mais de 140 participantes do evento, no período da manhã. Após a pausa para o almoço o Fórum teve continuidade no período da tarde com interação temática em grupos, reflexões sobre a ação conselheira, e esclarecimento de dúvidas.
Estiveram presentes representantes de 27 cidades, incluindo Araras. Entre elas Iperó, Itobi, Piracicaba, Rio Claro, Pirassununga, Conchal, Guaíra, Cordeirópolis, Itirapina, Mombuca, Limeira, Valinhos, Votuporanga, Sales Oliveira, Santo Antonio de Posse, Corumbataí, Indaiatuba, Santa Cruz da Conceição, Nova Odessa, Engenheiro Coelho, Itu, Bom Jesus dos Perdões, Americana, Campinas, Santa Gertrudes e Nuporanga.
A vice-prefeita de Araras, Elaine Brambilla, representou o prefeito Irineu Maretto e destacou a importância do Conselho. “Araras está honrada em poder recebê-los. O ano de 1990 é marcante pra mim, pelo nascimento do meu filho, e marcante para o país e para milhares de crianças e adolescentes, por conta da criação do ECA. Precisamos continuar protegendo essa faixa etária vulnerável de nossa sociedade e o trabalho dos conselheiros é imprescindível”, disse.
Compuseram a mesa a secretária municipal de Assistência Social, Laura Giachetti Botezelli; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Soares (MDB); a vereadora e o vice-presidente, Mirian Vanessa Pires (PSD); a coordenadora do fórum, Sônia Maria Bonfanti; a conselheira tutelar de Araras, Cecília Baroni e José Adilson Bonatto, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Também estiveram presentes o subtenente Nonato, chefe de instrução do Tiro de Guerra 0253 de Araras, a assessora Luana Pezzotti, representando a deputada federal Maria Rosas (Republicanos/SP) e os conselheiros tutelares de Araras, Eduarda Magalhães, Zélia Nunes, Marcio Barnuevo e Katia Albertini.
O Fórum
O Fórum Regional foi criado como um encontro de conselheiros tutelares de Campinas e de outras nove cidades com o propósito de estabelecer um fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes. Com o tempo passou a ser um encontro bimestral com o objetivo de ser uma capacitação continuada para conselheiros e ex-conselheiros tutelares, bem como para conselheiros municipais, incentivando a criação de políticas públicas nas cidades onde o evento acontece, além de promover o lado social e cultural.
A próxima edição do Fórum Regional de Conselheiros Tutelares será realizada no município de Americana, no mês de setembro.
Secom/Prefeitura de Araras