A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) o boletim epidemiológico da dengue. Araras tem agora 2.153 casos confirmados da doença em 2025, sendo que em 2024 foram 1842 casos durante todo o ano. Somente na última semana foram registrados 280 novos casos de dengue na cidade. Mais 192 pessoas aguardam resultados de exames e são sete os óbitos confirmados.
Segundo o Setor de Controle de Endemias, 15 pessoas estão internadas e dois óbitos estão em investigação. A região com mais casos é a norte, com 435, seguida da sul, com 311. “Há trinta anos trabalhando com endemias, nunca vi números assim. São muitos casos e mortes. É urgente a conscientização de cada um para eliminarmos os criadouros e os focos de dengue. Todo mundo tem que trabalhar junto para contermos a proliferação do mosquito e só assim diminuirmos os casos da doença e pouparmos vidas”, afirma a coordenadora do Setor de Endemias, Luciana Bianco.
Até então, o ano com piores números referentes à dengue na cidade foi 2022, com 2.942 casos da doença e quatro óbitos. A seguir, algumas ações que estão sendo feitas para tentar conter o avanço da doença em Araras:
- bloqueio casa a casa e em praças
- ações de retirada de criadouros junto aos agentes comunitários
- mutirões nos bairros com o apoio de enfermeiros e técnicos de enfermagem
- nebulização dorsal casa a casa
- conversa informativa com grupos da 3ª idade
- orientação aos munícipes na praça Barão de Araras
- palestras educativas em escolas
- campanha de conscientização nos veículos de comunicação
Faça a sua parte!
Reserve alguns minutos do dia para organizar o seu quintal, retirando objetos que possam acumular água após as chuvas, como garrafas, pneus, pratos de plantas e potes. Receba o agente de endemias em sua casa, pois ele terá um olhar técnico para auxiliar na identificação de possíveis criadouros.
Caso apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, coceira, manchas no corpo, vômito, diarreia, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3551-5840 (Controle de Endemias).
Secom/Prefeitura de Araras