A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/02/2025 às 09:25
Saúde disponibiliza gratuitamente tratamento contra o HIV
Profilaxia pré e pós-contato com o vírus estão disponíveis; tratamentos também previnem outras infecções sexualmente transmissíveis
PrEP está disponível gratuitamente no SAE/CTA Araras. Foto: Ricardo Araújo/Ascom – Instituto Santos Dumont

 

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza, pelo SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento), os tratamentos PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição de risco à infecção pelo HIV, ISTs e hepatites virais) destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade para o HIV.

A PrEP pode ser tomada diariamente ou sob demanda, dependendo da situação. Atualmente, o local atende 82 pacientes com a medicação que bloqueia alguns “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo, prevenindo a contaminação. “Nós fazemos uma avaliação individual de cada caso, orientando o paciente. Quem tiver dúvida pode entrar em contato pelo telefone 3544-2064 ou pelo WhatsApp (19) 99759-7707 para agendar o atendimento”, explica Bruna Martins Batistela, coordenadora do SAE/CTA
Araras.

Já a PEP é usada após situações em que exista risco de contágio, como casos de violência sexual, relação sexual desprotegida e acidente com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico. A medicação deve ser administrada em até 72 horas após a exposição, sendo mantida por 28 dias, além do acompanhamento com equipe de saúde.

 

SAE/CTA Araras

Local: Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Telefone: 3544-2064

WhatsApp: (19) 99759-7707 (somente mensagens)

Email: sae@araras.sp.gov.br

 

Secom/Prefeitura de Araras