Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 01/06/2023 às 11:28
Alistamento Militar 2023 - Prazo termina no dia 30 deste mês
Jovens que completam 18 anos em 2023 devem se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br

 

O prazo para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 (sexta-feira) deste mês. Jovens (nascidos em 2005) que completam 18 anos em 2023 devem se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

O site do alistamento está vinculado ao portal do governo federal “gov.br”, onde o jovem deve realizar um cadastro e gerar uma senha para o acesso. Após essa primeira etapa ele deve retornar ao site www.alistamento.eb.mil.br para de fato fazer seu alistamento, que é concluído com a mensagem: “Seu alistamento foi realizado com sucesso”. Em seguida gerado o certificado como este (clique aqui).

Cidadãos que não possuem CPF (providenciar na Receita Federal) ou que nasceram em anos anteriores e que ainda não se alistaram devem comparecer à Junta de Serviço Militar, no mesmo prazo, portando RG, CPF e comprovante de residência recente para regularização. Após se alistar, o jovem deve fazer o acompanhamento pelo mesmo site para tomar ciência das próximas etapas.

 

Penalidades para quem não se alistar

O alistamento militar é obrigatório a todo cidadão brasileiro do sexo masculino. Quem não se alistar no prazo estará em débito com o serviço militar e sujeito aos impedimentos previstos na legislação, como o de obter ou prorrogar a validade de passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, inscrever-se em concurso para provimento de cargo público e obter carteira profissional, além da imposição de multa e demais penalidades.

Quaisquer dúvidas ou dificuldades no alistamento, o cidadão deve procurar a Junta de Serviço Militar de Araras, localizada no Centro de Atendimento ao Munícipe Antônio Casadei, na Avenida Zurita, nº 681 – Jardim Belvedere, das 08h30 às 11h e das 13h30 às 16h; ou pelo telefone (19) 3551-0751.

 

Secom/Prefeitura de Araras