Publicado em: 31/05/2023 às 13:53
Mais 169 novos livros entram para o catálogo da Biblioteca Municipal
Obras de Machado de Assis, Ernest Hemingway e Gabriel García Márquez estão entre os destaques; tiras de Bill Watterson e itens de Filosofia também integram o catálogo de maio

O acervo da Biblioteca Municipal “Martinico Prado” recebeu mais de 169 novos livros neste mês de maio. Entre os destaques estão as obras “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó" e "Iaiá Garcia”, de Machado de Assis; “Do outro lado do rio entre as árvores", de Ernest Hemingway; e "Crônica de uma morte anunciada", "Doze contos peregrinos" e "Olhos de cão azul", de Gabriel Garcia Márquez, estão entre os destaques.

No catálogo mensal também estão presentes os cartoons de Bill Watterson, com as tiras de "Os dias estão todos ocupados: as aventuras de Calvin e Haroldo". Itens de Filosofia, como o “O Banquete” e “A República”, de Platão e o “Saber envelhecer”, de Cícero.

“Além destes títulos, o catálogo de maio conta com materiais de Jorge Amado, Henri Charrière, Ignácio de Loyola Brandão e Isabel Allende. Para o público infanto-juvenil, temos livros de Claudio Hochman, Mariela Kogan, Oliver Scherz e Katja Gerhmann, João de Barro e Edna Ande e Sueli Lemos”, comentou o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.

Mais de 4.300 empréstimos até aqui

A Secretaria Municipal de Cultura informa que até o momento, a Biblioteca Municipal realizou mais de 4.300 empréstimos de livros, sendo 1.008 apenas em maio, mês com mais empréstimos em 2023 até aqui.

“Com a retomada pós-pandemia, nossos empréstimos mensais estão voltando aos índices considerados normais. Em 2022, o total de empréstimos foi de 7.699, com a série Harry Potter sendo a mais requisitada, ao todo, em 37 oportunidades. Por empréstimo, dois livros estão disponíveis por leitor”, completou o bibliotecário.

(Confira aqui o catálogo deste mês de maio)

Como faço para emprestar livros?

Para se cadastrar na Biblioteca é muito fácil! Basta realizar o registro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 9,08. Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo do local, clicando nos ícones “Veja todos os serviços” e “Biblioteca Municipal”. São mais de 35 mil exemplares à disposição dos leitores.

Os empréstimos de livros são válidos por 14 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.