Publicado em: 17/01/2023 às 09:02
29º Cortejo Águas de Oxalá abre eventos culturais da Prefeitura
Atividades iniciam neste final de semana com ações culturais afro-brasileiros e no próximo dia 29, a tradicional lavagem das escadarias na Igreja Santa Cruz

Tradicional em Araras, o Cortejo Águas de Oxalá abre a programação cultural promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento, que está em sua 29ª edição, tem como os principais objetivos valorizar e preservar a cultura africana, além de intensificar lutas contra o racismo e a intolerância religiosa.

Segundo o cronograma, as atividades iniciam neste sábado (21), com Ato Ecumênico em celebração ao Dia Municipal de Luta Contra a Intolerância Religiosa, lei Municipal 4295/2009, às 16h, na Câmara Municipal de Araras. Já no domingo (22), serão realizadas apresentações de capoeira, capoterapia e demais manifestações afro-brasileiros, a partir das 14h, no Teatro de Arena do Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.

Por fim, no domingo (29) acontece o Cortejo. Assim como em anos anteriores, a concentração dos participantes será na Praça Monsenhor Quércia (Calçadão) a partir das 9h. De lá, eles seguirão até a Igreja Santa Cruz, onde acontece a tradicional lavagem das escadarias.

Tradicional Cortejo e lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz acontece no próximo dia 29

Em 2017, o evento passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31/10/2017. A ação é organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana; pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansa; com apoio da Prefeitura de Araras.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3541-5763 e (19) 97148-2519.