Publicado em: 22/11/2022 às 13:11
Estado aprova projeto de reconstrução do Cine Santa Helena e remodelação do Calçadão
Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade prevê início das obras para março de 2023

O projeto para revitalização do Cine Santa Helena e do Calçadão Monsenhor Quércia foi aprovado pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado, faltando somente à assinatura do convênio, que deve acontecer ainda este ano. A previsão é que as obras comecem em março de 2023.

“Não estamos parados, apenas fazendo todos os trâmites necessários. Depois da assinatura do convênio, vamos fazer a licitação e iniciar as obras”, explica o prefeito Pedrinho Eliseu. Como Araras é Estância Turística, serão destinados até R$ 6 milhões por ano para projetos de turismo.

O prédio é tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras e serviu de sede a igrejas até ser adquirido pela Prefeitura em 2011.

“Vamos fazer um cine teatro, com um café, totalmente equipado, com a fachada revitalizada. E o Calçadão também com remodelação do espaço, iluminação e drenagem”, afirma Felipe Dezotti Beloto, secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.

Prédio histórico

Inaugurado em 1930, o Theatro Santa Helena era propriedade de Gerólamo Gaino e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da belle époque francesa do início do século XX.

O edifício foi utilizado como teatro e clube de dança até 1978, quando foi alugado por Noel Taufic e transformado em cinema. Funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras.