Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 07/11/2022 às 14:19
Novembro é o mês de conscientização do câncer de boca
Rede pública de saúde tem profissionais preparados para fazer o diagnóstico precoce

 

Novembro também é o mês de conscientização do câncer de boca, que pode atingir gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é mais comum em homens acima dos 40 anos e foram registrados mais de 15 mil casos para cada ano do triênio 2020-2022.

No estágio inicial, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas, por isso o acompanhamento com o dentista é recomendado a cada seis meses. “A partir de 21 dias, se esse machucado ou qualquer alteração que ocorrer na boca, pescoço ou lábio, a orientação é que a pessoa procure o dentista para que possa ser encaminhado para análise”, explica o coordenador de odontologia da rede de saúde, Alex Harley Foltran Fernandes. Confira aqui a lista com horários e endereços de atendimentos dos profissionais na rede pública de saúde do município.

Quando diagnosticado precocemente, há 95% de chance de cura. Já quando o paciente apresenta algum sintoma como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%. “Toda diferença é obtida através da escovação, faz toda a diferença entre a prevenção, a conservação e os danos associados aos maus hábitos de higiene”, afirma o dentista Alex Corrarello.

O profissional também orienta sobre os cuidados com a alimentação. “Os alimentos que não foram submetidos a processos de industrialização, como frutas, legumes e verduras, são menos cariogênicos. Uma alimentação rica em carboidratos, processada é a que pode trazer mais danos aos dentes”, disse.

 

Sinais e sintomas

– lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo;

– manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;

– nódulos no pescoço;

– rouquidão persistente.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde pelo telefone 3543-1522.

 

Secom/Prefeitura de Araras