Publicado em: 07/10/2022 às 16:10
Mais 20 araras-canindé são soltas em ação conjunta do Cras Pró-Arara e do IBPN
Soltura aconteceu nesta sexta-feira (07); aves passam a ter colar de identificação
Aves em viveiro na área de soltura. Foto: Danilo Lima/Secom

Mais 20 araras-canindé estarão pelo céu de nossa cidade depois da soltura realizada nesta sexta-feira (07) pelo projeto Pró-Arara, uma parceria entre a Prefeitura e o IBPN (Instituto Brasileiro de Proteção à Natureza), que tem por objetivo reabilitar aves silvestres para sua reintrodução ao habitat natural.

Para facilitar o monitoramento e preservação, as araras, agora, também têm um colar de identificação. “Elas sempre tiveram a anilha, mas a numeração no colar facilita quando as pessoas avistarem as araras. Assim, nós continuamos acompanhando essas aves”, explica a veterinária do Cras, Fernanda Magajevski.

O presidente e diretor técnico do IBPN, Rogério Caldas, explica que o projeto começou em 2011. “Já foram introduzidos mais de 300 indivíduos em sete anos de soltura, sendo a primeira em 2015, quando 73 aves voltaram a viver em liberdade”, disse.

Além da Área de Soltura e Monitoramento, de responsabilidade do Instituto, o projeto envolve também o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara “Raul de Barros Winter”, que realiza a reabilitação dos animais.

Asas Abertas

Neste sábado (08), o Cras realiza o tradicional evento gratuito Pró-Arara de Asas Abertas, com palestras e visitação em três horários: 10h, 14h e 16h. O objetivo é apresentar o trabalho à população, além de estimular a consciência sobre o meio ambiente.

Especialmente neste dia, em comemoração pelo Dia das Crianças, o evento vai contar com algodão doce, kit surpresa e, a cada sessão, um sorteio de dois ingressos para o pedalinho do Lago Municipal.

Colar com número de identificação vai facilitar monitoramento das aves. Foto: Danilo Lima/Secom