Publicado em: 22/09/2022 às 15:52
Biblioteca Municipal tem mais de 5.200 livros emprestados em 2022
Com 25 empréstimos até o momento, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é a obra mais requisitada do espaço público; do total de leitores cadastrados (25.482), 255 são deste ano

A Secretaria Municipal de Cultura informa que a Biblioteca Municipal Martinico Prado já emprestou 5.290 livros à população ararense, de janeiro até o presente mês, setembro. Com 25 empréstimos até o momento, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da escritora britânica J.K. Rowling, é a obra mais requisitada do espaço.

“Temos grande saída de livros infantis, infanto-juvenis, suspenses, romances, além de itens de não-ficção, como títulos das áreas de Desenvolvimento Pessoal, Filosofia, História e Biografias, também temos muita procura por gibis, mangás e itens em outras línguas, inglês, em especial. O público da instituição é variado, atendemos diferentes faixas etárias e interesses literários”, salientou o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.

De acordo com a Secretaria de Cultura, do total de leitores cadastrados na Biblioteca (25.482), 255 são deste ano. “Estamos a poucos cadastros de superar o número de 2021, que foram 268 novos usuários. Destacamos que, após a reabertura do espaço, os números têm aumentado gradativamente. O mês de agosto é um exemplo significativo: neste ano, emprestamos 941 obras, frente a 879, de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19. O aumento foi de 7% se compararmos com o mesmo período”, explicou Bastos.

Para o responsável pela Biblioteca, o leitor ararense é bem participativo quando o assunto é visitar o espaço. “Recebemos visitas diariamente e uma das mais frequentes é a da senhora Wanda Pereira Abreu, que até o momento leu 52 livros. Com 83 anos, ela frequenta a Biblioteca desde criança”, acrescentou.

Além dos livros

Além dos mais de 30 mil livros no acervo, a Biblioteca Municipal Martinico Prado é um espaço cultural e informacional que vai além do empréstimo de livros. Fundada em 1954, a instituição oferece também:

- Amplo espaço para estudo (com Wi-Fi, mesas e cadeiras);

- Sala de informática equipada com nove computadores e utilizada para diferentes fins: elaboração de currículo, cadastro em programas governamentais e agências de emprego, elaboração de trabalhos escolares, etc. (em 2022, foram registrados 411 solicitações de uso dos computadores);

- Apoio à pesquisa: com disponibilização de materiais sobre a história do munícipio e indicação de fontes de informação;

- Visitas guiadas: atividade de apresentação da instituição (acervo e história) para turmas das escolas da cidade.

“Nosso atendimento é realizado presencialmente, mas também por telefone e e-mail, isso permite que o papel da Biblioteca, como centro de informação, não fique restrito a nossa cidade”, finalizou Gustavo.

Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a Biblioteca fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534.

Os 15 livros mais emprestados:

1. “Harry Potter e a Pedra Filosofal” - J. K. Rowling

2. “O herói perdido” - Rick Riordan