Publicado em: 10/08/2022 às 16:02
Clube do Livro de Araras: “Memórias Póstumas de Brás Cubas” vai ser o tema da discussão deste mês de agosto
Lançada em 1881, obra é considerada uma das principais do escritor carioca Machado de Assis; romance ganhou um filme em 2001, com Reginaldo Faria como protagonista

O livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do brasileiro Machado de Assis, vai ser tema de discussão no mês de agosto no Clube do Livro de Araras. O encontro acontece no sábado (27) às 16h e é realizado de forma virtual pela plataforma Google Meet. Clique aqui para realizar o cadastro.

O livro se encontra disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Araras e em formato digital por domínio publico no site do Ministério da Educação clicando aqui.

Machado de Assis é um autor importantíssimo para a literatura mundial, indicado por críticos literários renomados, como Antonio Candido (Docente da USP) e Harold Bloom (Yale University). Em 2020, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" ganhou uma nova edição em inglês e o sucesso alcançado chamou a atenção, reforçando a atualidade e a relevância do escritor e de um de seus mais famosos romances.

Resumo da obra

Em 1881, Machado de Assis lançou aquele que seria um divisor de águas não só em sua obra, mas na Literatura Brasileira: "Memórias póstumas de Brás Cubas". Ao mesmo tempo em que marca a fase mais madura do autor, o livro é considerado a transição do romantismo para o realismo. Num primeiro momento, a prosa fragmentária e livre de Memórias Póstumas, misturando elegância e abuso, refinamento e humor negro, causou estranheza, inclusive entre a crítica. Com o tempo, no entanto, o defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver tornou-se um dos personagens mais populares da nossa literatura. Sua história, uma celebração do nada que foi sua vida, foi transformada em filmes, peças e HQs, e teve incontáveis edições no Brasil e no mundo.

O Autor

Machado de Assis (1839-1908) nasceu no Rio de Janeiro, publicou romances, peças teatrais, crônicas, contos e poesias, ele também foi o fundador e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), sua obra foi traduzida para várias línguas. A ABL, desde 1941, agracia autores com o Prêmio Machado de Assis por suas contribuições literárias, já tendo premiado nomes como: Guimarães Rosa (1961), Cecília Meireles (1965) e Maria Clara Machado (1991). Sua importância na literatura mundial é única.

Clube do Livro de Araras

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura.

Confira as próximas obras da temporada 2022/2023:

Setembro – “O Alquimista” - Paulo Coelho

Outubro – “A convidada” - Simone de Beauvoir