Publicado em: 05/08/2022 às 09:48
Profissionais da saúde participam de treinamento sobre a variante da varíola, conhecida como Monkeypox
Médicos e enfermeiros foram orientados sobre como fazer diagnóstico e identificar casos suspeitos da doença

A Secretaria Municipal da Saúde realizou na última quinta-feira (04), na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, um treinamento para os profissionais da rede municipal sobre a variante da varíola, conhecida como Monkeypox.

Com um caso confirmado da doença na cidade, o treinamento é importante para qualificar a equipe. “É uma doença que tem potencial de aumento nos casos”, explicou Rodrigo Klein, médico da Vigilância Epidemiológica. “Nós vamos estar preparados para receber o paciente, fazer a coleta do material para realizar os exames e depois tratar da forma correta”.

Além de médicos e enfermeiros da rede, o treinamento contou com a presença de representantes dos hospitais da rede privada. “Nós falamos sobre a origem da doença, tiramos dúvidas em relação à transmissão, como o profissional pode identificar um caso suspeito e também mostramos os tratamentos disponíveis em outros países”, explicou Tamyres Butikofer, médica infectologista responsável pelo treinamento.

Como se prevenir?

A prevenção é simples e necessita de cuidados básicos de higiene:

Sempre higienize as mãos com água e sabão;

Higienize bancadas e equipamentos de uso comum;

Pratique sexo seguro, use proteção.

Em casos onde há convívio com pessoas contaminadas:

Não se deite na cama onde a pessoa estava;

Sempre lave os lençóis, cobertores, mantas, roupas e demais pertences da pessoa infectada;

Não compartilhe objetos e utensílios;

Mantenha o ambiente arejado;

Não toque diretamente nas feridas;

Descarte o lixo em local adequado, sinalizando o potencial risco de infecção.

Quais são os sintomas?

A doença inicialmente apresenta sintomas semelhantes aos da gripe: febre, dor muscular, fadiga e calafrios. O inchaço dos linfonodos e o aparecimento de pústulas acontecem após alguns dias do início dos primeiros sintomas.

Essas bolhas se transformam em crostas, que tendem a desaparecer sozinhas entre duas e quatro semanas, mesmo período da doença. Os pacientes confirmados ficam em isolamento por, em média, 21 dias.