Publicado em: 21/03/2022 às 14:33
Araras intensifica ações de combate contra a dengue
Até o momento, 262 casos positivos foram confirmados na cidade; nebulizações aconteceram no Jardim Cândida, Parque Santa Cândida e Jardim Fátima, nesta segunda (21)
Com o aumento de casos de dengue, há nebulizações diariamente em Araras. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Controle de  Endemias, vem intensificando o combate a dengue, com orientações, busca ativa, bloqueios de quarteirões e nebulizações, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nesta segunda-feira (21), nebulizações aconteceram nos bairros Jardim Cândida, Santa Cândida e Jardim Fátima. “Desde o início deste ano, nebulizamos 6.642 residências. Neste período, 1.947 casas estavam fechadas. Temos duas equipes responsáveis por este serviço na cidade: cada uma conta com seis técnicos, sendo dois batedores, dois bombas e dois cangas, auxiliares dos bombas. Com o aumento dos casos, estamos nebulizando diariamente a cidade. Porém, ainda encontramos muitos moradores que não abrem a porta para nós ou não estão em casa na hora da visita ”, explicou Alessandra Carvalho Teles, supervisora do Setor de Endemias.

“Após a retirada dos ovos, larvas e pupas, acontece o trabalho de nebulização, que elimina o mosquito adulto”, comentou a coordenadora do Departamento de Endemias e Zoonoses, Luciana Bianco.

Dengue em Araras

De acordo com o Setor de Endemias, 262 casos positivos foram confirmados na cidade, sendo 259 autóctones (contraídos no município) e três são importados (contraídos em outras localidades). Além disso, outros 128 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 81 suspeitas foram negativadas após análises clínica.

Até o momento, a região com mais registros da doença é a Leste, com 118, seguida pela Oeste (50), Norte (26), Sudeste (19), Sul (15), Sudoeste (14), Nordeste (14), Central (4), Rural (1) e Assentamentos (1).

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2021, foram confirmados na cidade 221 casos de dengue (215 autóctones, seis importados e 391 negativos). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575.