Notícias / Meio Ambiente
Publicado em: 18/01/2022 às 17:09
CRAS Pró Arara finaliza o ano de 2021 com a soltura de 60% das aves reabilitadas
Ao todo, 273 pássaros foram recuperados pela organização ambiental
O CRAS Pró Arara fica localizado na Rua Santa Cruz, 105 – dentro do Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago Municipal)

 

O CRAS Pró Arara "Raul de Barros Winter" recebeu no ano de 2021 273 aves, sendo que 60% delas foram devolvidas à natureza, tanto de forma imediata quanto passando pelo processo de reabilitação. Outros 9% foram encaminhados a zoológicos já que não podem ser reabilitados, isto é, necessitam de cuidados integrais e são dependentes de seus cuidadores.

Contudo, a imprudência de alguns munícipes dificulta o trabalho realizado pelo CRAS Pró Arara. “Muitos das aves chegaram para a gente sem necessidade. Pessoas que escutam no forro uma maritaca e retiram de lá ainda dependendo dos seus pais”, disse o biólogo Fábio Luiz Cassiano.

Além disso, alguns deles chegam com problemas físicos e, até mesmo, psicológicos. Em 2021, 31% das aves acolhidas pela organização levaram a óbito. “Como médica veterinária, a gente faz todo o possível para mantê-los, para tentar devolvê-los para a natureza, mas infelizmente muitos chegam machucados”, afirmou Fernanda Senter Magajevski, médica veterinária do CRAS.

O CRAS Pró Arara orienta que, em caso de encontrar animais silvestres que necessitem de ajuda, contate-os por meio das redes sociais ou pelo telefone (19) 3542-3538 para que eles possam dar as devidas instruções de como prosseguir com a ocorrência.

 

Secom/Prefeitura de Araras