Publicado em: 04/08/2021 às 14:40
Araras recebe doação de refrigerador científico para armazenamento de vacinas
Equipamento foi doado pela Elektro e será utilizado no PAM. Dr. Osvaldo Salvador Devitte
A câmara de conservação tem capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml

O Posto de Atendimento Médico, Dr. Osvaldo Salvador Devitte, localizado no bairro Dr. Narciso Gomes, recebeu nesta terça-feira (3) um refrigerador científico doado pela Elektro, concessionária distribuidora de energia. A câmara de conservação tem capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar aproximadamente 18 mil doses de 0,5 ml.

O equipamento, que será utilizado no armazenamento de vacinas, foi disponibilizado a Araras após solicitação realizada à empresa pela Coordenadoria de Gestão Energética da Prefeitura e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

O refrigerador científico tem temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas.

O equipamento também possui sensores e um sistema de alarme remoto à distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em nível critico.

Para receber os novos equipamentos, os governos municipais contemplados com a doação devem entregar refrigeradores e freezers antigos para a Elektro. A empresa irá retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos.

“Uma grande conquista junto à Elektro, esse refrigerador poderá colaborar com o armazenamento de vacinas em nossa cidade. Com essa pandemia, seus efeitos e a importância da vacinação percebemos quão importante é esse presente”, ressaltou Junior Salviatto da Coordenadoria de Gestão Energética Municipal.