Publicado em: 22/03/2021 às 17:10
Em parceria, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saema orientam ararenses sobre o consumo consciente da água
As ações de fiscalização e orientação são realizadas pelo SAEMA ao longo do ano. É estimada uma média de 100 munícipes abordados mensalmente
Orientação porta a porta feita pelo Saema

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) estão orientando à comunidade ararense com objetivo de  conscientizar sobre o consumo responsável da água, por meio da iniciativa - CADA GOTA VALE!

De acordo a Secretaria de Meio Ambiente, ações de fiscalização e orientação são realizadas pelo Saema ao longo do ano. É estimada uma média de 100 munícipes abordados mensalmente. “Dessa forma, a preocupação com a disponibilidade de água tornou-se pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas. É necessário saber que a água é um bem de todos e que deve ser utilizada com responsabilidade”, comenta o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Rodolfo Bergamin.

Sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, que instituiu como data comemorativa o dia 22 de março, visando conscientizar o seu uso correto e com responsabilidade social.

Apesar do planeta ser repleto de água, apenas 0,26% encontra-se disponível para atender nossas necessidades vitais, concentrando-se em lagos, reservatórios e bacias  “A água é um recurso natural essencial para vida, está presente na composição do planeta, no nosso corpo e em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, a produção industrial e o saneamento básico, por exemplo. Até pouco tempo acreditava-se que a água era um recurso infinito, contudo, o aumento do consumo, o mau uso, o desperdício a poluição dos recursos hídricos associados aos efeitos do aquecimento global, comprometem a qualidade e a disponibilidade de água potável, que passou a ser considerado um recurso finito”, completou Bergamin.

Outras informações sobre o “CADA GOTA VALE” podem ser obtidas pelos telefones 3547-6704 (Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura) e 3543-5500 (Saema).

Dicas para economia de água:

- Evite lavar carros e calçadas

- Evite o uso de máquinas lavadoras de alta pressão

- Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba

- Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar

- Não demore no banho

- Verifique periodicamente se há vazamentos em casa

- Retire o excesso de sujeira dos utensílios antes de lavar a louça