Em reunião realizada nesta última quinta-feira, dia 14/01/2021, com o SindSepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras), a secretaria municipal de Educação de Araras, vem a público esclarecer que compartilha do mesmo posicionamento deste sindicato quanto à necessidade de se preservar vidas e oferecer todas as condições sanitárias necessárias para os alunos e profissionais da Educação, que garantam um retorno seguro e planejado às aulas presenciais, dentro dos protocolos de saúde e de enfrentamento da epidemia do Covid -19 trazidos pelo Plano São Paulo.
Perante a realidade de nossas unidades escolares, estamos tomando todas as medidas necessárias para oferecer aos alunos e servidores todas as condições que garantam e preservem a integridade física e saúde de todos os envolvidos.
Estamos disponibilizando para as escolas, um formulário de pesquisa onde os pais poderão optar pelas aulas no sistema hibrido (combinação de aulas presenciais e ensino remoto) ou, apenas ensino remoto.
Por meio de pesquisas anunciadas por uma vasta gama de pesquisadores das Ciências da Educação, o retorno às aulas presenciais se faz necessário para minimizar os prejuízos emocionais trazidos pelo isolamento social que têm afetado, diretamente, o desenvolvimento de crianças e jovens e contribuído para reforçar a desigualdade social, visto que nem todas as famílias podem oferecer recursos tecnológicos e acesso à internet para seus filhos.
Neste contexto, vale ressaltar também que todos os servidores que se enquadrarem no grupo de risco poderão desenvolver suas atividades remotamente, e os alunos que fizerem a opção apenas pelo ensino remoto, realizarão sua escolarização em casa, mediante o acesso de recursos tecnológicos digitais ou recursos tecnológicos impressos.
Destacamos nosso compromisso com a população, garantindo que não hesitaremos, caso seja necessário, em retroceder para corrigir eventuais rotas, observando as modulações do Plano São Paulo e todos os protocolos sanitários de segurança.
Se necessário for, seremos mais restritivos quanto aos critérios de segurança, visando sempre a prioridade da saúde física e emocional de nossos alunos e servidores.
O retorno às aulas está previsto para acontecer na Rede Municipal de 8 a 19 de fevereiro, através do ensino remoto, e a partir do dia 22 de feverero, através das aulas presenciais, respeitando a porcentagem de alunos matriculados de acordo com o que prevê cada fase do Plano São Paulo.