Neste domingo (16), das 13h às 19h, o Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” irá receber um encontro de samba; o evento dá continuidade ao “Novembro Negro”, mês de reflexão ao “Dia Nacional de Zumbi” e da “Consciência Negra”.
Visando celebrar as raízes afro-brasileiras em Araras, a iniciativa contará com as seguintes expressões artísticas, são elas:
• Coral Afro Kumbaya – trazendo vozes que ecoam ancestralidade e resistência;
• Coletivo Batuque Raízes – com ritmos percussivos que remetem às tradições africanas;
• Grupo de Capoeira Muzenza – unindo arte marcial, música e dança em uma performance vibrante;
• Trinca de Azes – destaque especial com o Samba de Roda raiz do Recôncavo Baiano, patrimônio cultural imaterial do Brasil;
• Partido Nobre – grupo que representa a força do samba tradicional.
Praça de alimentação e feira afro
Além das demonstrações artísticas, o evento contará com uma praça de alimentação e uma feira afro, com exposição e venda de artesanatos, vestimentas e doces típicos.
“O evento promete reune música, dança, artesanato e gastronomia, em um ambiente de valorização das tradições e da diversidade. Essa será uma oportunidade para o público conhecer e adquirir produtos que carregam identidade e história”, comentou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Daniel (Mussa).
Em Araras, as atividades do “Novembro Negro” são desenvolvidas pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana, do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, com apoio das secretarias municipais de Cultura e do Governo e das Relações Institucionais.
Secom/Prefeitura de Araras