Publicado em: 25/08/2020 às 16:06
Prefeitura prepara licitação para iniciar canalização de novo trecho do Ribeirão das Araras
Obra vai resolver o problema de inundação no local e a melhora no tráfego de veículos no cruzamento com a Avenida Fábio da Silva Prado
Projeto eletrônico de como ficará o sistema de rotatória com duas pontes no cruzamento da Avenida Dona Renata (Marginal) com a Avenida Fábio da Silva Prado. Atualmente este cruzamento tem apenas uma ponte e provoca congestionamentos em horário de pico

A Prefeitura vai abrir nos próximos dias uma licitação para a execução de uma importante obra para a cidade de Araras. Trata-se da nova fase do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para a canalização de mais um trecho do Ribeirão das Araras e a construção de novas pontes que vão desafogar o trânsito, no cruzamento da Avenida Dona Renata (Marginal) com a Avenida Fábio da Silva Prado.

Esta obra já foi autorizada pela Caixa Econômica Federal e a Prefeitura vai utilizar uma verba remanescente (fundo perdido) das obras do PAC 2 que canalizaram o Ribeirão das Furnas. Essa verba vem do Governo Federal e só pode ser utilizada neste projeto.

Na prática, a Prefeitura está autorizada a abrir uma nova licitação e utilizar esta verba federal. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade prevê a canalização de um trecho de 660 metros do Ribeirão das Araras, na Avenida Dona Renata (proximidades da Casa Emaús até a Rua Frei Galvão), para evitar inundações no local. O projeto prevê ainda a construção de três novas pontes no mesmo trecho, sendo uma em frente à Honda Aversa (substituição da atual) e duas em frente à Delegacia de Polícia (no local de onde tem apenas uma), formando uma ampla rotatória no cruzamento com a Avenida Fábio da Silva Prado para também melhorar o fluxo de veículos no local.

O prefeito Junior Franco teve participação direta na liberação desta verba federal, pois foi sua equipe técnica que elaborou este novo projeto, utilizando uma verba que estava disponível ao Município. A Prefeitura solicitou a reprogramação do contrato da primeira etapa das obras do PAC e agora está autorizada a utilizar um saldo residual da obra inicial. “No mês de dezembro de 2019 fomos a Brasília para dar andamento ao pedido e recebemos a notícia recentemente de que o projeto está aprovado pela Caixa Federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional”, comentou o prefeito.

Paralelamente a este novo projeto, as obras de Macrodrenagem Urbana no Ribeirão das Furnas já estão praticamente prontas. A empresa Tecla construiu uma rampa de acesso para manutenção, fez a revegetação no trecho já canalizado e a limpeza do canal do ribeirão. Para terminar, a empresa fará o conserto da pavimentação ao longo do trecho onde já foi canalizado.