Publicado em: 05/06/2020 às 15:07
Alunos da rede municipal de ensino têm auxílio de plataforma do Google nas aulas EAD
Foram formadas 252 turmas nas 16 unidades escolares de ensino fundamental; aulas estão disponíveis desde a semana passada

Alunos do ensino fundamental 1 e 2 da rede municipal de ensino que fazem aulas à distância, por conta da pandemia do novo coronavírus, têm em mãos uma ferramenta diferenciada para estimular ainda mais o aprendizado nesse período.  Chamada “Google Classroom”, ela funciona como uma sala de aula online que disponibiliza conteúdos e atividades elaboradas pelos professores.

A ferramenta, usada por professores e estudantes, conta com 252 turmas de 16 escolas municipais e é totalmente on-line – a plataforma pode ser acessada pelo computador, na versão web, ou pelo celular por meio dos aplicativos Android e Iphone (IOS). Aos que não tem acesso à internet, os materiais são fornecidos na forma impressa nas escolas.

O sistema do Google é simples e intuitivo. Todos os alunos e professores receberam uma conta de e-mail institucional, padronizada e gratuita, para acessar os conteúdos, compostos de textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais.

A opção foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação pela facilidade de acesso, utilização, pelo custo gratuito, pelo gerenciamento e controle sobre as atividades e frequência dos utilizadores - no caso, os docentes (professores) e discentes (alunos). Todos os conteúdos estão em conformidade com o cronograma do MEC (Ministério da Educação), LDBEN 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular e em consonância com o Currículo Paulista).

Os alunos têm acesso a três abas diferentes: mural, atividades e pessoas. Pelo "mural", é possível acompanhar todos os tópicos criados pelo professor, visualizando todas as aulas que já foram criadas e avisos. Na seção "atividades", os estudantes encontram todas as tarefas já feitas e pendentes, assim como a nota máxima atribuída a cada uma e o prazo para entrega. Já na aba "pessoas", é possível conferir todos os outros alunos que estão cadastrados na turma.

Além das atividades, os professores e alunos podem combinar para acompanhar as aulas em tempo real, por meio da agenda virtual do Google, utilizando-se da ferramenta Google Meet. No entanto, caso perca a aula, os conteúdos ficam salvos na sala virtual. As notas e feedbacks são devolvidos individualmente pelo professor.

“A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada e Aperfeiçoamento Técnico e dos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP’s), disponibilizou materiais e atividades para as quatro primeiras semanas a alunos da rede. Todos os professores e equipes gestoras passaram por treinamento.  A partir do dia 15 de junho, os professores darão andamento às demais atividades para cada sala de aula com seus respectivos alunos e são acompanhados pelo professor coordenador pedagógico”, explicou o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

As atividades são liberadas semanalmente pelos professores da turma. A Secretaria de Educação orienta que é imprescindível que os pais ou responsáveis acompanhem e ajudem os alunos nos estudos, elaborando uma rotina de atividades, local que a criança consiga se concentrar e que não façam as atividades por eles.

“O acesso à plataforma é de suma importância, pois possibilita a inserção de vários recursos já mencionados, deixando assim a aula mais atrativa, com jogos, vídeos, livros e brincadeiras, que vão enriquecer esse processo de vivências educativas para os alunos neste momento bem difícil”, finalizou Roza.

Em caso de dúvidas de acesso, basta entrar em contato pelo email suporte.smed@educacaoararas.sp.gov.br.