Publicado em: 12/08/2019 às 09:52
Rede de fibra ótica: equipe do DTI faz visita técnica em empresa provedora de internet
Ação faz parte do projeto de implantação da rede, que terá 120 km e vai beneficiar 115 pontos, com o objetivo de melhorar o sistema de telecomunicações e o atendimento à população
SecomVisita técnica, que aconteceu na semana passada, possibilitou intercâmbio de informações e aprimoramento sobre prestação de serviço de transmissão de dados

A equipe técnica do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Prefeitura Municipal de Araras fez visita técnica à empresa SP2 Telecom, que trabalha com transmissão de TV a cabo e como provedora de internet, em Leme, na semana passada.

A ação faz parte do projeto de implantação da rede de fibra ótica municipal, que vai interligar setores da administração com o objetivo de melhorar o sistema de telecomunicações e o atendimento à população.

No local, os técnicos do Departamento acompanharam como funciona a estrutura de um provedor de internet de médio porte, conheceram novas tecnologias e ampliaram o leque de informações sobre prestação de serviço de transmissão de dados.

A rede de fibra ótica municipal terá 120 km de cabos passando pela cidade e vai beneficiar 115 pontos, com o objetivo de melhorar o sistema de telecomunicações e o atendimento à população.

Com a interligação, o acesso à internet ficará mais rápido, seguro e terá maior disponibilidade, dinamizando a transmissão de dados e o trabalho administrativo nos mais diversos setores da Prefeitura.

Em junho, o corpo técnico do DTI passou por treinamento e certificação Furukawa em fibra óptica, o que capacitou a equipe na busca de melhores soluções e alinhamento com o mercado.

O grupo também participou de visita técnica à Prodesp, empresa responsável pelo processamento e armazenamento de dados do Governo do Estado de São Paulo, incluindo serviços como multas de trânsito, desenvolvimento do IPVA eletrônico, teleaudiências criminais e o sistema do Poupatempo. A Prodesp possui datacenter com quatro certificações ISO (9001, 14001, 20000 e 27001) e é referência para o setor de tecnologia da informação.

“A troca de conhecimento adquirido nestas visitas, participações em eventos e treinamentos possibilita melhorias no parque tecnológico da Prefeitura e melhorias também nos serviços prestados”, disse o diretor do DTI, David Eloan.