Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 07/08/2019 às 15:16
Secretaria da Saúde esclarece sobre vacinação contra o sarampo
População deve conferir carteira de vacinação e procurar postos de saúde que tenham sala de vacina, caso não estejam com a imunização em dia
SecomAs salas de vacina funcionam no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros) e no PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)

 

 

Após a confirmação de mais de 900 casos de sarampo no Estado de São Paulo, muitas dúvidas surgiram a respeito da imunização da doença, que é realizada por meio da vacina.

Por esse motivo, a Secretaria da Saúde esclarece que a vacinação contra o sarampo é feita atualmente aos 12 meses de idade, quando a primeira dose de vacina é aplicada, e aos 15 meses, quando uma segunda é recomendada. Mas o calendário vacinal, estabelecido pelo Ministério da Saúde, nem sempre foi assim.

“O calendário de vacinação mudou. Antigamente, a vacina contra o sarampo era aplicada aos 4 anos de idade, com reforço somente aos 15 anos. Muitas pessoas que nasceram entre as décadas de 80 e 90 não voltaram para receber esse reforço na idade prevista e precisam se imunizar agora”, explicou diretora de atenção básica da Saúde, Margareth Pagotti.

Ela recomenda que os ararenses chequem a carteirinha de vacinação para saber se receberam as duas doses da vacina e, em caso de dúvida, procurem uma das unidades de saúde que tenham sala de vacina para verificar a necessidade do reforço.

As salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros). No PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), as vacinas são aplicadas até as 15h30 por conta da logística de armazenamento das doses.

O setor de Vigilância Epidemiológica reforça que a aplicação das vacinas termina um pouco antes do fechamento das unidades ao público porque as equipes têm um protocolo de armazenamento das doses a seguir, diariamente, para garantir a conservação adequada e também a eficácia dos medicamentos.

 

Precaução em caso de viagem

Nesta quarta-feira (7), o Ministério da Saúde definiu que crianças de seis meses a menores de um ano de idade que vão viajar para 39 cidades dos Estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo de sarampo, também devem ser imunizadas contra a doença com 15 dias de antecedência da data da viagem.

Considerada emergencial, a dose não substitui outras previstas no calendário. Assim, além da dose aplicada nesse caso, a criança também deverá tomar a tríplice viral aos 12 meses de idade, quando a primeira dose é aplicada, e aos 15 meses, quando a segunda dose da vacina é recomendada.

“Essa dose extra para crianças que vão viajar é considerada uma dose “zero”. Ou seja, ela não exclui as vacinas que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. Também é importante ressaltar que a vacina deve ser aplicada 15 dias antes da data da viagem. Para o dia dos pais, por exemplo, é indicado que a criança não tome a vacina agora, pois o possível contato com vírus pode trazer problemas mais graves. Nesse caso, o ideal é não viajar para áreas de risco”, ressaltou Margareth.

Além disso, motoristas, trabalhadores da área da saúde e professores também devem tomar uma segunda dose da vacina, por estarem mais expostos à doença.

 

Mais de 900 casos confirmados no Estado

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por vírus. A transmissão é similar à gripe, ou seja, de pessoa para pessoa, por meio de tosse e secreções respiratórias.

A imunização contra o sarampo é feita tanto pela vacina tríplice viral (que protege também contra rubéola e caxumba) quanto pela tetra viral (que inclui ainda a varicela), ambas disponíveis na rede pública de saúde e aplicadas conforme prevê o calendário vacinal.

O Ministério da Saúde registrou, entre os dias 5 de maio e 3 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três Estados: São Paulo (901 casos), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1). Cidades como Campinas, Indaiatuba, Sumaré, Hortolândia registram surto da doença, segundo o Ministério da Saúde.

“É importante que as crianças, profissionais da saúde, motoristas e professores sejam imunizados. O sarampo é uma doença e pode trazer complicações, levando inclusive à morte”, finalizou Margareth.

 

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo:

  • Pessoas que não tomaram dose de reforço da vacina aos 15 anos (segundo o calendário de vacinação antigo)
  • Crianças de 12 e 15 meses de idade
  • Crianças de seis meses a menores de um ano de idade que vão viajar para 39 cidades dos Estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo de sarampo
  • Professores, profissionais da saúde e motoristas (ônibus, táxi, aplicativos)

 

Salas de Vacina*:

PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1)

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)

UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga)

PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada)

PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)**

 Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

 

* vacinas são aplicadas até as 15h45 para armazenamento correto dos frascos

**Somente no Pam Oswaldo Salvador Devitte, vacinas são aplicadas até as 15h30.

 

Cidades com surto ativo de sarampo no estado de São Paulo:

Atibaia

Barueri

Cassapava

Caieiras

Campinas

Carapicuíba

Diadema

Embu

Estrela D´Oeste

Fernandópolis

Francisco Morato

Guarulhos

Hortolândia

Indaiatuba

Itapetininga

Iguaquecetuba

Jales

Jundiaí

Mairiporã

Mauá

Mogi das Cruzes

Osasco

Peruíbe

Pindamonhangaba

Praia Grande

Ribeirão Pires

Ribeirão Preto

Rio Grande da Serra

Santo André

Santos

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Sorocaba

Sumaré

Taboão da Serra

Taubaté

 

Sintomas de sarampo:

Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta que dura por volta de uma semana e manchas avermelhadas na pele. Os sintomas aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.

 

• Manchas no corpo e no rosto

• Coceira

• Conjuntivite

• Febre

• Tosse persistente

• Infecção no ouvido

 

Secom/Prefeitura de Araras