Notícias / Educação
Publicado em: 15/05/2019 às 12:08
‘Ciência em Show’ é uma das atrações da 3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções
Durante o espetáculo, cientistas interagem com a plateia por meio de diversos experimentos ao vivo demonstrados sobre várias áreas da ciência, da tecnologia e de artifícios sensoriais
Secom

Apresentação do grupo Ciência em Show tem entrada franca e será voltada a pessoas de todas as idades

 

O grupo  Ciência em Show estará em Araras no dia 4 de junho para se apresentar na 3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções, organizada pela Prefeitura. A apresentação está marcada para as 20h e terá duração de uma hora. A Feira acontecerá no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, nos dias 30 e 31 de maio, 3, 4, 5, e 6 de junho, e tem entrada franca.

Na ocasião, o público da Feira confere a atração conhecida como O Espetáculo Científico. Nela, os cientistas interagem com a plateia por meio de diversos experimentos ao vivo, demonstrados sobre várias áreas da ciência, da tecnologia e de artifícios sensoriais.

O projeto é conduzido há 19 anos pelos professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e pela pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston. Mais do que conectar o público com a ciência, o show é voltado para pessoas de todas as idades e estabelece um diálogo por meio de recursos cênicos e contextualização que conduz o espectador a questionamentos, formulação de hipóteses e conclusões de ordem científica.

O projeto ganhou repercussão após ser exibido no NatGeo/BBC Earth, no SBT e na TV Cultura e também conta com iniciativas na internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

 

3ª edição da Feira

A 3ª edição da Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções, organizada pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, será realizada no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rugger Ometto nos dias 30 e 31 de maio, 3, 4, 5, e 6 de junho, das 8h às 17h. No dia 4, a Feira também será noturna, das 18h30 às 21h30.

Em 2019, 36 unidades de ensino vão desenvolver trabalhos sobre meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável, mistérios do sistema solar, educação ambiental, entre outros assuntos. Neste ano, haverá também estandes de duas paróquias da cidade, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura.

Entre as atrações, há também o projeto “Cápsulas do Saber” – ação que fará, por meio de experiências sensoriais, com o que os estudantes sintam na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.

Com base nos anos anteriores, a Educação espera que, por dia, passem pelo local de 700 a 1.200 alunos.

 

Secom/Prefeitura de Araras