A revitalização do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, que foi entregue no último domingo (11), pela Prefeitura de Araras, oferece novas atrações que possibilitam mais lazer, estimulam a prática de atividades físicas e promovem mais qualidade de vida à população.
A cerimônia reuniu centenas de pessoas, que foram conferir de perto as novidades do local. “Temos o privilégio de ter em Araras um conjunto de parques, que reúne opções para crianças, jovens e adultos. Revitalizamos o Lago Municipal e agora entregamos um novo Parque Ecológico, que se transforma em um ponto de encontro para as famílias ararenses. Venham, aproveitem e cuidem deste espaço, que é de todos”, reforçou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Após 20 anos sem passar por uma grande reforma, o Parque ganhou revitalização total com novas atrações que irão impulsionar o turismo em Araras.
Com mais de 2 mil m² de área, o espaço passou por diversas melhorias, que foram realizadas em várias fases distintas, desde 2014, e incluíram desassoreamento e iluminação reforçada nos lagos, intervenções viárias, troca e incremento do sistema de iluminação de todo o Parque, reparos nas esquadrias metálicas e de madeira, como pontes e passarelas, construção de novas pistas de caminhada e novo calçamento.
“Agradeço o prefeito Brambilla por ter olhado com bons olhos para esta área que estava abandonada. Hoje, vejo realizado um sonho que estava parado há décadas”, disse o empresário Albino Pavan (Tite), idealizador do projeto paisagístico do Parque Ecológico, na década de 90, em parceria com a Prefeitura.
Presente ao evento, o ex-prefeito Valdemir Gesuíno Zuntini, que deu início ao projeto e construção do Parque, lembrou que as terras onde ele foi construído foram doadas pela família Ometto. “O Parque foi pensado com uma grande área de lazer para a população, mas ficou abandonado por muitos anos. O prefeito Brambilla teve coragem de investir nesta obra, que vai favorecer o povo desta cidade. Obrigado por concretizar este sonho”, falou o ex-prefeito.
Novidades também foram implementadas, como equipamentos para as práticas de tirolesa e arvorismo, além da instalação de academias de ginástica ao ar livre, novos playgrounds, banheiros, novo paisagismo e uma nova identificação visual sinalizando de maneira mais organizada todas as instalações do parque. Em breve, pedalinhos e escalada em parede artificial também farão parte das atrações.
Todas as intervenções realizadas no Parque contaram com recursos próprios da Prefeitura de Araras.
O local também recebeu o plantio de mudas de árvores nativas. Foram quase 400 realizadas nos últimos anos pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente) e mais de mil doadas pela fazenda Riachuelo.
A solenidade de entrega da revitalização contou ainda com a presença de secretários municipais – entre eles, Fábio Franco (Planejamento), Sandra Milaré (Serviços Públicos Urbanos e Rurais), Leonardo Dias (Desenvolvimento Econômico) e João Tranquillo Beraldo (Segurança), envolvidos diretamente com a revitalização do espaço, servidores públicos, além de representantes do grupo de escoteiro Arara Azul, do grupo de escoteiro do Ar Capitão Aviador Fabrício Carvalho, e dos grupos de Desbravadores Órion 2 e Himalaia.
Confira as principais melhorias realizadas no Novo Parque Ecológico:
• Desassoreamento dos lagos: Umas das primeiras iniciativas para revitalizar o Parque Ecológico teve início em 2014 com o desassoreamento dos dois lagos do espaço. O trabalho é realizado com máquinas específicas, como uma escavadeira hidráulica de esteiras tipo “dragline” para a limpeza do fundo dos lagos, e precisa ser feito periodicamente. Para isso, a Prefeitura está realizando adequações estruturais em área próxima à Avenida Melvin Jones, visando facilitar o acesso destas máquinas pesadas ao lago.
• Intervenções viárias: A Avenida José Pavan foi prolongada no trecho compreendido entre a Rua Laerte Daltro e a Avenida Melvin Jones, para melhorar o fluxo de veículos. Os serviços incluíram novos passeios públicos, plantio de mudas, quatro rampas de acessibilidade, fechamento do canteiro central no cruzamento das avenidas Melvin Jones e José Pavan, instalação de iluminação especial, sinalização viária vertical e horizontal, além da instalação de duas lombofaixas na Avenida Melvin Jones, próximo à transição entre o Parque Ecológico e o Parque Linear.
• Nova iluminação: Um novo conjunto de iluminação, composto por mais de 100 postes, foi instalado no local. Além disso, mais 30 refletores também foram acoplados em caixas próximo a algumas das árvores e em pontos estratégicos para criar um efeito cênico - hoje já existente em alguns pontos da Praça Barão de Araras. Além disso, foram instalados 73 postes com sete metros de altura e outros 32 com altura de 12 metros. Além disso, o entorno dos dois lagos também ganhou a instalação de seis postes.
• Calçamento e 4,5 km de pistas para caminhadas: Foram construídos 3,2 mil m² de novos passeios públicos no interior do Parque. As obras envolveram também a retirada de 1,7 mil m² da camada asfáltica deteriorada, que foi substituída por novos passeios públicos. O parque passou, então, a contar com um total de 4,5 km de pista de caminhada, corrida e ciclismo, distribuídos em cinco percursos distintos, incluindo o Parque Linear Dr. Sérgio Roberto Ieda.
• Estruturas de madeira: As estruturas de madeira que decoram e garantem acessibilidade a algumas áreas do local também passaram por manutenção e troca. Antigas pontes do parque foram substituídas por novas de madeira, semelhantes a do Lago Municipal.
• Novas academias e playgrounds: Três academias de ginástica ao ar livre foram instaladas em pontos estratégicos, disponibilizando também aparelhos acessíveis, destinados a pessoas com deficiência. Além disso, o espaço ganhou dois novos playgrounds semelhantes ao do Lago Municipal com brinquedos acessíveis a pessoas com deficiência.
• Banheiros e outras melhorias: Um conjunto com banheiros masculino, feminino e para deficientes foi construído. Além disso, foram realizados serviços para conservação das margens do lago (chamadas de “prainhas”) e a construção de uma mureta de floreira dividindo o recinto da Festa do Peão do restante do parque, reparos gerais, instalação de dois bebedouros, novo paisagismo e bicicletários.
• Novas atrações: A revitalização incluiu novidades que irão agradar os fãs de esporte radical, aventura e lazer com a família. A proposta foi disponibilizar equipamentos para as práticas de tirolesa, arvorismo, escalada em parede artificial e pedalinhos. Os serviços serão explorados pela iniciativa privada, por meio de concessão de direito de uso, e devem começar a funcionar em breve, após a conclusão dos processos licitatórios.
• Identidade visual: Um painel de aproximadamente 2 metros será instalado próximo aos equipamentos de tirolesa, do lado da Rua Dona Maria Della Coletta, contendo um mapa indicando a localização das instalações do espaço, como a posição em que foram instaladas as academias de ginástica, os equipamentos de tirolesa, arvorismo, escalada, pedalinhos, playgrounds, banheiros, bebedouros, etc. Além disso, serão colocadas placas indicativas sobre o circuito de caminhadas e educativas sobre respeito ao meio ambiente, ao pedestre, etc.
• Plantio de mais de 1,3 mil mudas: Desde 2015, o DMA (Departamento de Meio Ambiente) realizou o plantio de 393 mudas nativas. Os serviços foram feitos em vários pontos do parque - 36 mudas foram plantadas em área próximo ao estacionamento; 32 no canteiro do prolongamento da Avenida José Pavan; 39 na área adjacente à Avenida José Pavan; 40 no canteiro que fica entre a Avenida José Pavan e a Rua Paulo Pascotti, no Villa-Lobos, e 246 em área próximo ao recinto de festas e eventos do parque. A Fazenda Riachuelo também doou mais de 1 mil mudas de árvores nativas, que vão complementar a arborização.
Secom/PMA