A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/04/2016 às 13:09
Semana do Autismo: soltura de balões azuis marca ações de conscientização
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, Obelisco da Praça foi iluminado com de azul, cor símbolo da síndrome

Alunos de duas escolas municipais - Emefs Padre Hercílio Bertolini e Prof. Leonaldo Zornof - participaram na manhã desta segunda-feira (4) da soltura de balões azuis com sementes de árvores. A ação aconteceu no Largo da Basílica, na Praça Barão de Araras.

A ação simboliza a divulgação do conhecimento sobre o autismo e tem por objetivo a melhor compreensão da síndrome e suas especificidades. Além disso, os alunos realizaram panfletagem distribuindo folhetos informativos aos cidadãos que passavam pela Praça.

Ainda para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último sábado (2), o Obelisco da Praça Barão de Araras e o Cristo Redentor, no Jardim Santa Rosa, foram iluminados com a cor azul, neste sábado (2).

O azul é cor símbolo da síndrome porque é mais comum entre os meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. Além da iluminação especial, o Obelisco será decorado com um laço azul.

Ações de conscientização e atividades educativas e recreativas serão realizadas pela Coordenadoria de Educação Especial até sexta-feira (8), integrando a programação da Semana do Autismo.

No mesmo dia, ainda serão realizadas atividades nas escolas municipais, organizadas pelos professores, como painéis informativos, balões azuis enfeitando a escola e exibição de filmes informativos para os alunos das escolas.

 

Palestra e recreação
Na terça-feira (5), às 18h, o Teatro do Insa (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora) irá receber palestra com Leonardo Maranhão, psiquiatra, especialista em autismo e diretor da Clínica Médica Assis, de São Paulo. O Insa fica na Praça Oito de Abril, Centro.

 

Na quarta e quinta-feira, as escolas irão contar com atividades recreativas e sessão de cinema especial.

A Semana do Autismo será encerrada na sexta-feira (8) com a atividade Piquenique Azul para alunos com autismo, acompanhado dos pais. A ação acontece no Coreto do Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago), a partir das 14h.

40 alunos autistas atendidos
Em Araras, segundo dados da Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Educação, 40 alunos autistas estão matriculados na rede municipal de ensino.

Nas escolas, eles estão matriculados normalmente nas unidades e recebem atendimento especial no contraturno escolar, duas vezes por semana, em salas de recursos especializados para alunos com a síndrome.

Ao todo, a Secretaria de Educação conta com 24 professores especializados em educação especial, que atendem alunos com múltiplas deficiências.

 

O que é o autismo?
O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Em crianças, ela é mais comum que câncer, diabetes e Aids juntos.

 

As características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Assim, em um extremo, temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social e, no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos repetitivos tão evidentes.

Dia do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela ONU (Organizações da Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos principais incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, a doença atingia cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Programação Semana do Autismo

Dia 5 - Terça-feira
18h - Palestra com Dr. Leonardo Maranhão, psiquiatra, especialista em autismo, Diretor da Clínica Médica Assis, de São Paulo – Teatro do Insa – Praça Oito de Abril, Centro

Dia 6 - Quarta-feira
Sessão de Cinema Especial, alunos acompanhados pelos pais

Dia 7 - Quinta-feira
Atividades recreativas nas unidades escolares com participação de alunos autistas e demais alunos, incentivando a participação de todos desmistificando o autismo

Dia 8 - Sexta-feira
14h - Piquenique azul para alunos com autismo e seus pais, no coreto Lago Municipal

Horácio Busolin Júnior /Secom