Após vários pedidos da Prefeitura de Araras, os Correios liberaram CEPs para nove bairros da cidade. A lista completa dos CEPs está disponível neste link. Até então, esses locais ainda não possuíam identificação postal.
Ofício enviado pelo vice-presidente do Negócio Postal dos Correios Carlos Augusto Maciel dos Santos, radicado em Brasília, traz uma lista com 144 novos CEPs distribuídos nos bairros: Residencial Prefeito Milton Severino (16 ruas), Residencial Prefeito Warley Colombini (18), Chácaras Zago (6), Jardim Alto da Colina (14), Jardim Campos Verdes (17), Jardim Esmeralda (12), Jardim Residencial Lagoa (16), Jardim Terras de Santa Elisa (18) e Jardim Samantha III (27).
Os CEPs também podem ser consultados de acordo com as respectivas ruas no programa Busca CEP, disponível no site www.buscacep.com.br.
Os Correios relatam no oficio, entretanto, que outros sete bairros ainda aguardam liberação de CEPs: Residencial Jair Della Coletta, Jardim Araras I, Jardim das Araras III, Jardim Encosta do Sol, Jardim Esplanada, Jardim Portal do Sol e Jardim Terras de Carolina. De acordo com os Correios, as solicitações – reiteradas várias vezes pela Prefeitura - foram encaminhadas à regional da empresa, localizada em Bauru/SP, para análise e manifestação.
A liberação do CEP não significa, no entanto, que os Correios vão iniciar a distribuição das correspondências nestes bairros de imediato. O serviço depende ainda de reestruturação interna dos próprios Correios. “Ainda aguardamos resposta dos Correios referente a quando começará a distribuição das correspondências nestas mais de 140 ruas. Esperamos que isso possa ocorrer o quanto antes, evitando transtornos à população”, disse o diretor do Cadastro Técnico da Prefeitura, Luiz Fernando Privatti.
Além disso, o Paço Municipal, com endereço na Rua Pedro Álvares Cabral, 83 Centro, teve seu CEP substituído. Correspondências à administração municipal agora devem ser enviadas para o CEP especial 13.600-901, e não mais para o antigo endereçamento postal 13.600-790.
Reforços nos procedimentos
Em fevereiro deste ano, representantes do setor de Cadastro Técnico da Prefeitura e o chefe de Gabinete Léo Gurnhak se reuniram com representantes dos Correios de Araras e reforçaram os pedidos para liberação dos CEPS, que já vinham sendo protocolados junto à empresa nos últimos anos.
Na ocasião, foi reenviada também toda a documentação exigida para liberação dos CEPs à Gerência de Educação Corporativa – Gecor, localizada em Bauru, e também à agência central dos Correios em Brasília. Os documentos dos novos bairros já tinham sido encaminhados anteriormente pela Prefeitura aos Correios.
O mesmo procedimento havia sido feito em 2013, quando a Prefeitura enviou cópias dos decretos de liberação dos loteamentos, planilhas contendo os nomes das ruas antes e depois dos projetos de denominação, projetos urbanísticos, mapas, e todas as leis de denominação de ruas, aprovadas pela Câmara Municipal de Araras e sancionadas pelo Poder Executivo.
Até então, mais de mil imóveis de 11 bairros estavam sem e identificação do código de endereçamento postal, o que causa transtornos aos cidadãos e impossibilita que eles recebam qualquer tipo de correspondência ou encomenda – nestes casos, eles precisam ir buscar cada item diretamente na agência localizada no Centro ou no CAM Guerino Bertolini (para os bairros localizados na zona leste).
Em fevereiro, foram solicitadas ainda melhorias nos Correios de Araras, como ampliação na distribuição de correspondências e encomendas, e na infraestrutura das agências da cidade.
Uma das exigências para liberação dos CEPs, que é a correta identificação dos logradouros vem sendo cumprida pela Prefeitura.
Um trabalho rigoroso vem sendo feito de troca e instalação de novas placas de denominação de ruas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, desde 2014, a Prefeitura já instalou 3 mil novas placas na cidade. Ainda segundo a pasta, a previsão é que sejam instaladas mais 2 mil, contemplando bairros de todas as regiões que ainda não estão sinalizados.
Locais como, por exemplo, o Jardim Esmeralda, na zona norte, faziam parte deste cronograma e já receberam as placas.
Horácio Busolin Júnior /Secom