A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 19/11/2015 às 12:23
Comercial FC ganha área para instalação de novo campo de futebol
Estádio Joel Fachini, sede do clube, será demolido pela Prefeitura para viabilizar ampliação da Av. Washington Luiz; lei que autoriza concessão foi sancionada pelo prefeito Brambilla

O Comercial Futebol Clube ganhou um terreno para construção de novo campo de futebol. O espaço onde o clube funciona atualmente, o Estádio Joel Fachini, será demolido pela Prefeitura de Araras para viabilizar a ampliação da Avenida Washington Luiz, interligando o trecho que termina pouco depois da Santa Casa de Misericórdia até a Avenida Fábio da Silva Prado.

Como contrapartida, a administração sancionou lei autorizando a cessão de uso de área localizada ao lado do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini. A lei nº. 4.798, de 6 de novembro de 2015, foi publicada nesta quinta-feira (19), na imprensa oficial e no Diário Oficial Eletrônico.

O terreno possui área de 8.985,03 m² e foi concedido para uso do Comercial Futebol Clube, entidade civil de finalidade não-econômica.

A administração ainda assumiu o compromisso de oferecer na nova área toda a infraestrutura necessária, como a construção de novos vestiários, cozinha, refeitório, nova iluminação, alambrado, dentre outras medidas. São estimados gastos em torno de R$ 400 mil para realização de todas as intervenções previstas – o projeto de melhorias foi publicado em anexo à lei.

Na nova área, serão realizadas as mesmas atividades que já acontecem no Estádio Joel Fachini, como a realização de campeonatos de futebol e também de projetos sociais de escolinhas de futebol que contam com a apoio da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras.

O direito de uso foi cedido gratuitamente. No entanto, o Comercial terá que realizar atividades esportivas de interesse social voltadas a crianças e adolescentes.

Histórico
O novo campo construído na área concedida continuará tendo o mesmo nome: Estádio Joel Fachini. Em 6 de novembro de 1984, na gestão do então prefeito Milton Severino, a Prefeitura recebeu a doação da área de 16 mil metros onde está atualmente o Estádio Joel Fachini. Como condição para doação, ficou acordado que o clube poderia continuar a usar o campo para treinamento do Comercial.

Rua projetada
A Avenida Washington Luiz termina logo depois da esquina com a Santa Casa, em um trecho sem saída. O projeto da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade prevê ao menos três intervenções para ampliar a via, interligando-a à Avenida Fábio da Silva Prado, que dá acesso ao Aeroporto Municipal.

Para que a rua projetada seja aberta, será necessário: 1) demolição da arquibancada e demais instalações do Estádio Joel Fachini; 2) abertura de um trecho de 100 m² que fica dentro da Escola Cesário Coimbra (a área que será utilizada para que a rua seja aberta já foi solicitada pela Prefeitura ao Estado – em contrapartida a Prefeitura fará melhorias na unidade escolar); 3) demolição da Cadeia Pública, localizada na Rua Antonio Alfredo Mathiesen (o imóvel que era de propriedade do Estado já foi doado à Prefeitura); 4) demolição do Centro de Lazer da 3ª Idade Nair Marin, que fica na Praça Martinico Prado.

Horácio Busolin Júnior /Secom