A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 01/10/2015 às 11:55
Novo Senai foi construído em terreno doado pela Prefeitura
Unidade será inaugurada sexta-feira (2), às 9h30; novo prédio foi construído na Avenida Ignácio Zurita Neto, no bairro Campinho e está a apenas 2 km do centro da cidade

O novo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo) de Araras foi construído pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em área doada pela Prefeitura de Araras. O terreno está localizado em um ponto estratégico, sendo projetado com o objetivo de atender prioritariamente à demanda crescente da indústria de nossa cidade.

A nova unidade que já está em funcionamento desde o mês de julho será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (2), às 9h30. O novo Senai ocupa uma área de 34 mil metros quadrados, e poderá abrigar em torno de 5 mil alunos, dobrando o número de matrículas que o antigo prédio oferecia.

A doação do terreno foi a contrapartida da Prefeitura para a construção da nova escola. A administração municipal também forneceu serviços de infraestrutura para a construção da unidade, como rede de água potável, de esgoto, luz e energia, guias, sarjetas, galerias pluviais, iluminação pública e asfaltamento das vias públicas de acesso ao local.

O terreno municipal foi doado oficialmente em evento realizado em 5 de fevereiro de 2010, na Av. Ignácio Zurita Neto, s/n. O presidente do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, e o prefeito Nelson Dimas Brambilla, participaram da assinatura de escritura de doação de terreno para a construção da nova unidade do Senai-SP na cidade.

O novo prédio foi construído na Avenida Ignácio Zurita Neto, no bairro Campinho, à apenas 2 km do centro comercial de Araras ou seis minutos de carro, por meio do sistema viário.

Resultado de investimentos que superam R$ 48 milhões, entre obras e equipamentos, a unidade foi projetada com modernos ambientes de ensino que ocupam 13 mil metros quadrados de área construída distribuídos em terreno com 34 mil metros quadrados.

As 18 oficinas e os 11 laboratórios foram equipados com tecnologia de ponta para atender a demanda por mão de obra qualificada para os segmentos industriais de Automação, Eletroeletrônica, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Plástico, Tecnologia da Informação, Refrigeração, Caldeiraria e Alimentos.

Serão oferecidos cursos para jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e adultos interessados em obter qualificação básica, especialização técnica e atualização tecnológica, superando 65 títulos, sendo quatro cursos na vertente Aprendizagem Industrial (Mecânico de Manutenção, Mecânico de Usinagem, Eletricista de Manutenção e Assistente Administrativo – Meu Novo Mundo) e um curso técnico (Eletromecânica).

A unidade também foi projetada para oferecer assistência técnica e tecnológica para as indústrias da região por meio de consultorias e prestação de serviços em seus laboratórios. Além de Araras, a escola atenderá os municípios de Leme, Conchal, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

Renato Cozza/Secom

Com informações da Assessoria de Imprensa do SESI-SP e SENAI-SP / FIESP