A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 28/09/2015 às 15:39
Localização do novo Senai possibilita acesso fácil e rápido para todas as regiões da cidade
Nova unidade, que ocupa uma área de 33,9 mil m², será inaugurada oficialmente na próxima sexta-feira (2); terreno foi doado pela Prefeitura de Araras

O novo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo) de Araras, construído pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em área doada pela Prefeitura de Araras, está localizado em um ponto estratégico, sendo projetado com o objetivo de atender prioritariamente à demanda crescente da indústria de nossa cidade.

O novo prédio foi construído na Avenida Ignácio Zurita Neto, no bairro Campinho, a apenas 2 km do centro comercial de Araras ou seis minutos de carro, por meio do sistema viário. A preocupação da administração municipal era oferecer à Fiesp um local que possibilitasse o acesso fácil e rápido para qualquer região da cidade, para os empresários e a população em geral, que buscam os serviços da entidade. “Nós nos preocupamos em oferecer uma área nobre do município e de fácil acesso para que o Senai fosse instalado, e na época em que conversamos com o Paulo Skaf e o Luis Péricles Michielin nós os deixamos bem a vontade para que escolhessem o melhor local”, comentou o prefeito Brambilla.

A nova unidade que já está em funcionamento desde o mês de julho será inaugurada oficialmente na próxima sexta-feira (2) às 9h30. O novo Senai ocupa uma área de 33,9 mil metros quadrados, e poderá abrigar em torno de 5 mil alunos, dobrando o número de matrículas que o antigo prédio oferecia.

“Essa escola do Senai-SP em Araras foi feita porque essa cidade tem uma demanda que a escola precisa atender. Serão quase 5 mil matrículas que se for necessário podem se transformar em 10 mil daqui há alguns anos”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, Paulo Skaf para reportagem publicada no site da Fiesp http://www.fiesp.com.br.

Skaf informou ainda que a nova escola em Araras deve oferecer cursos de formação profissional para atuar em setores como o de caldeiraria, alimentação, solda, plástico, ferramentaria e metal mecânica. “São todas as áreas que têm demanda em Araras e na região”, acrescentou.
Estrutura de ponta

A nova escola foi dividida em oito blocos. O bloco A abriga a área administrativa, com sala de reuniões; o bloco B, uma biblioteca – o acervo estará disponível para a comunidade também. No bloco C, a escola disponibiliza as áreas voltadas para cursos de Metal-Mecânica, Manutenção, Pedreiro, Assentador, Instalações Hidráulicas, CNC, CAD, Laboratórios de Metrologia, Oficinas de Mecânica de Usinagem e Mecânica de Manutenção.

Já o bloco D conta com uma área de Eletroeletrônica, Instrumentação e Controle de Processos. O mesmo bloco abriga ainda espaço para ensino de Costura Industrial, Comandos Elétricos, Caldeiraria, Refrigeração, Soldagem, Informática e Instalações Elétricas.

O bloco E possui um auditório com 120 lugares, com infraestrutura de imagem e som. No bloco F, um local exclusivo para o atendimento da área de Alimentos. O bloco G é composto por área de lazer, com uma quadra poliesportiva; e o bloco H atende à demanda de operadores de empilhadeiras.
A nova unidade oferece cursos de tecnologia nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, caldeiraria, alimento e plásticos.

Dentro desses segmentos serão realizados também vários cursos de curta duração para atender principalmente às empresas da cidade.

A obra foi realizada pela Construtora Lucktrade Ltda, vencedora do processo licitatório. A doação do terreno foi a contrapartida da Prefeitura para a construção da nova escola. A administração municipal também forneceu serviços de infraestrutura para a construção da unidade, como rede de água potável, de esgoto, luz e energia, guias, sarjetas, galerias pluviais, iluminação pública e asfaltamento das vias públicas de acesso ao local.

Conquista Dupla

A construção do novo Senai possibilitou a liberação do antigo prédio localizado na rua Jarbas Leme de Godoy no bairro José Ometto para que uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) fosse implantada em Araras. A instalação da instituição foi oficializada com assinatura de convênio entre a Prefeitura de Araras e o Governo do Estado.

Para receber a Fatec, o prédio será reformado e ampliado, por conta da Prefeitura. O projeto realizado pela Secretaria de Planejamento prevê ampliação de mais de 3 mil m², que correspondem à construção de 15 novas salas. A ampliação praticamente irá dobrar o tamanho do prédio.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, o projeto executivo já foi finalizado por uma empresa especializada. A próxima etapa será a abertura de licitação, o que deve ocorrer dentro dos próximos meses. “O objetivo será iniciar a obra ainda este ano”, garantiu Fábio Franco, secretário da pasta.

As obras foram divididas em duas fases. A primeira delas envolve a readequação do espaço já existente que tem área de 2.550 m². No prédio, o objetivo é a instalação de oito salas de aula, refeitório e cantina, dois laboratórios de informática, além de salas administrativas. Já a outra etapa do projeto vai envolver a ampliação do complexo já existente com a construção de um novo prédio de dois pavimentos com área de 3.450 m².

A vinda da Fatec para Araras foi anunciada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em visita à cidade em 2013. A implantação da unidade foi conquistada graças a inúmeros pedidos feitos pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, que tem como meta oferecer mais qualificação técnica aos ararenses, proporcionando melhores oportunidades de emprego à população. No início, serão oferecidas 80 vagas para dois cursos: Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotiva (40 vagas) e Superior de Tecnologia em Sistema para Internet (40 vagas).

Avenida Ignácio Zurita Neto duplicada

Para facilitar o acesso ao novo Senai, a Prefeitura concluiu a duplicação do trecho da Avenida Ignácio Zurita Neto localizado entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepischi. A obra ampliou as condições de segurança, conforto e acessibilidade para os motoristas e pedestres que utilizam a avenida, melhorando inclusive o acesso à Avenida Loreto, importante via de ligação entre o Centro e a zona leste.

A medida também faz parte da revitalização da Avenida Loreto, que inclui intervenções e melhorias em todo o sistema viário da região. Outra medida será a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça Mamede de Souza – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central.

 

Renato Cozza/Secom
Com informações da Fiesp