Padre Carlos, prefeito Brambilla e primeira-dama Elaine Brambilla, durante evento nesta quarta-feira
A imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida visitou o Paço Municipal na manhã desta quarta-feira (16). Trazida pelo padre Carlos Alberto da Rocha, reitor da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, ela foi recebida pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, pela primeira-dama Elaine Brambilla, secretários e demais servidores públicos municipais.
Peregrina e réplica da encontrada no Rio Paraíba do Sul, a imagem chegou à Araras no último domingo (12) e permanecerá na cidade até o dia 18 de outubro, percorrendo paróquias, comunidades e também locais públicos, como a Prefeitura, a Santa Casa e a Câmara Municipal.
“Este é um momento de agradecer todas as conquistas e lutas, e pedir sempre a proteção de Nossa Senhora para nossas ações”, comentou o prefeito Brambilla.
O padre Carlos fez uma bênção especial, lembrando que os funcionários públicos trabalham pelo bem comum da sociedade, e agradeceu a acolhida. “É um momento histórico ter a presença desta imagem jubilar na cidade”, reforçou.
Sobre o Jubileu
A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em 1717. Portanto, em 2017, a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu 300 anos de bênçãos, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário.
2014 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
Em 2016, será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.
História do encontro da Imagem
Em 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar numa época escassa de peixes. Chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viram que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de Aparecida, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Padroeira do Brasil em 1930.
Secom/PMA