A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 03/09/2015 às 14:32
Estrelas do Futuro: parceria entre Prefeitura e USJ poderá ser a primeira de outras similares, diz secretário
Durante o lançamento do trabalho que vai beneficiar 100 meninas com aulas gratuitas de ginástica rítmica, Joilson Santos Souza diz que há outros projetos em andamento, para obter apoio de empresas e desenvolver outras modalidades

A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, Secretaria de Estado de Lazer e Juventude, e a Usina São João, garantindo recursos da empresa para o projeto Estrelas do Futuro de ginástica rítmica, deve ser encarada como a primeira de outras similares que o município busca celebrar. A afirmação é do secretário de Esporte, Joilson Santos Souza, feita durante o lançamento do projeto na noite da última quarta-feira (2), no Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger.

Com amparo na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, regulamentada no decreto 55.636/2010, a Usina São João está destinando R$ 134.652,20 ao Projeto Estrelas do Futuro, formatado pela Secretaria Municipal de Esporte para ensinar ginástica rítmica de graça no município. O Estado abre mão de receber parte do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da USJ para fomentar a atividade esportiva.

O dinheiro, que será utilizado ao longo de um ano, servirá para bancar os recursos humanos (professores, estagiários) do programa, compra de material esportivo – uniformes, trajes para apresentações, elementos para performances (maças, fitas, bolas, arcos) e outros itens necessários ao desenvolvimento das ginastas, sempre no contraturno escolar.

As aulas do projeto têm início no dia 8 de setembro, em dois locais: Ginásio Nelson Rüegger e na E.E. José Ometto, localizada na Usina São João. No Ginásio, as aulas serão para até 70 meninas, e ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h (alunas de 6 a 10 anos); e das 13h às 16h (alunas de 11 a 17 anos). Já na escola estadual, as aulas serão para até 30 meninas, às terças e quartas-feiras, das 12h30 às 15h.

Responsabilidade social

O evento de lançamento contou com a presença de dezenas de pais e outros familiares das 100 meninas entre 6 e 17 anos que serão atendidas no projeto, além de parte das alunas. Contou, também, com a participação da presidente da Câmara, Magda Celidório, do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, do prefeito Nelson Dimas Brambilla, de secretários municipais e incentivadores do trabalho. A Usina São João não conseguiu enviar representante, embora tenha justificado antecipadamente a ausência, motivada, segundo a Secretaria de Esporte, por um imprevisto na empresa.

Em seu discurso, Joilson afirmou que o desfecho positivo da parceria pode ser o primeiro de outras, que estão sendo buscadas da mesma forma, ou seja, através do apoio de empresas privadas, para desenvolver modalidades como capoeira, handebol, basquete feminino e até mesmo ciclismo. “Temos esperança que outras empresas se animem também ao ver a determinação dos nossos atletas e a disposição da Prefeitura, através da Secretaria, de dar todo o apoio”, disse ele.

O vice-prefeito Jacovetti foi enfático ao enaltecer o valor social da iniciativa. “Aos pais que estão aqui, eu quero reiterar o que sempre digo em eventos públicos. Na vida temos que nos apoiar em pilares como família, religião, educação, esporte. O esporte direciona a vida para um rumo melhor”, disse ele.

Brambilla, ao se dirigir às meninas que ou já integram outros polos de ginástica rítmica, ou passam agora a participar por conta da nova parceria, disse que elas colherão muitos benefícios para a vida toda ao inserir-se na atividade. “Vocês vão melhorar a postura, a saúde, a mobilidade, o desenvolvimento físico. Mas também vão ser seres humanos melhores, vão fazer novos amigos com mais facilidade e terão umas qualidade de vida maior. O esporte tem esse poder”, afirmou. “Desejamos pleno êxito a esse projeto e agradecemos a responsabilidade social da Usina São João em incentiva-lo”, acrescentou.

Além do coordenador Rogério Emiliano, a comissão técnica do Estrelas do Futuro conta também com a professora Aline Priscila Longo e Fernanda Cristina Kyr, responsável pela execução do projeto.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 ou 3542-9195.

 

Secom/PMA