A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 28/08/2015 às 16:07
Saema participa de reunião sobre prevenção a queimadas em áreas de canaviais
Discussões fazem parte do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) em Emergência de Araras e Região; evento foi realizado quinta-feira (27), na Usina São João

Representantes do Saema (Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente) participaram de reunião do PAM (Plano de Ajuda Mútua) de Araras e região, que teve como objetivo tratar o assunto das queimadas, além da criação de um planejamento de comunicação específico para a população, com intuito de prevenção a acidentes. A ação visa a prevenção de queimadas em áreas dos canaviais de Araras e região.

O evento aconteceu na última quinta-feira (27), na Usina São João, e contou com representantes da própria Usina, da Usina Santa Lúcia, da Usina Cresciumal de Leme, do Corpo de Bombeiros, além de representantes de indústrias do município. O PAM tem por finalidade a atuação, de forma conjunta, na resposta a emergências em empresas integrantes do plano.

Para o diretor agrícola da Usina São João Humberto Carrera, a maioria dos incêndios ocorridos nos canaviais ararenses é intencional e não causada por pessoas ligadas às empresas. “Queremos tirar esse estigma de que as usinas são as maiores causadoras de incêndio em canaviais de Araras. Nós, da Usina São João, não queimamos cana faz três anos. Atualmente, a maioria das ocorrências em nossos canaviais tem alguma intenção”, salientou.

De acordo com dados da Usina São João, no período de janeiro a agosto, 232 incêndios foram registrados, totalizando uma área de 837 hectares. Já em 2014, 1.131 foram registrados, somando 4.500 hectares.

Ele ainda reforça que as discussões também são voltadas à população em geral. “A nossa intenção não é só resolver os problemas dentro das empresas. Queremos construir um planejamento, no qual a população tenha consciência de que atear fogo nos canaviais é errado e que prejudica o meio ambiente. Não adianta as usinas se equiparem de maneira correta, se a população não tiver o pensamento semelhante”, reforçou.

A participação do Saema no encontro é fundamental para que a autarquia aprimore sua participação no PAM. “É importante o Saema estar presente a estas reuniões do PAM, pois iremos aprender como funciona as ferramentas de combate a incêndios, e quais atitudes tomar em caso de acidentes”, disse Dalmo Vicente de Ponte, chefe de Divisão do Saema e integrante do PAM.
Mais informações sobre as reuniões do PAM podem ser obtidas pelo telefone 3543-5507.

 

Anderson Cândido/Secom