O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Araras disponibiliza diariamente vagas de emprego para diversas áreas. Boa parte delas é destinada a profissionais especializados - nem sempre, no entanto, estas vagas são preenchidas.
“A maior dificuldade do mercado é encontrar profissionais especializados. Há vagas, mas faltam profissionais”, disse a coordenadora do PAT, Isabel Jerusa Tófolo.
No Brasil, há uma grande preocupação com a falta de profissionais qualificados, pessoas que buscam se aperfeiçoar não só em suas funções, mas também agregar outras habilidades que irão ajudar tanto em sua carreira quanto nas empresas em que irão trabalhar.
“Nos últimos anos, as empresas vêm crescendo e se destacando no mercado, porém um problema que está preocupando é a falta de profissionais e, quando falamos em profissionais, falamos não só de pessoas para preencher vagas, e sim indivíduos qualificados para realizar certas tarefas”, comentou a coordenadora.
De acordo com o posto, as vagas atuais são para auxiliar de compras (logística), designer gráfico-arte finalista, eletricista de manutenção predial, engenheiro civil (com Crea), estagiário de Psicologia, funileiro de automóveis, garçom c/ experiência, líder de eletricista de manutenção, marceneiro (c/ experiência em MDF e em móveis rústicos), metrologista, polidor de automóveis (preparador para pintura), professor de inglês, representante comercial (com empresa aberta), supervisor de contratos (formação gestão ambiental-tecnólogo), técnico mecatrônica (óptico - curso Senai), vendedor externo c/ veículo próprio.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda Leonardo Dias lembra que, antigamente, o único requisito exigido era que os funcionários se limitassem a saber realizar apenas suas funções. O novo perfil profissional, porém, exige pessoas treinadas e preparadas não só para a execução de suas tarefas, mas que também tenham outras habilidades. “É preciso buscar mais qualificação para conseguir corresponder às exigências do mercado. Além disso, saber lidar com outras pessoas e administrar situações é outro diferencial que as empresas procuram, mas nem sempre encontram”, falou o secretário.
Para os interessados em se cadastrar e participar dos processos seletivos do PAT, há dois postos de atendimento na cidade. Um deles fica no CAM Antonio Casadei, no Belvedere, e funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira; o outro, no CAM Guerino Bertolini, no José Ometto, e atende das 9h às 16h.
O PAT também divulga diariamente as vagas de emprego disponíveis no município pelo site da Prefeitura - https://www.araras.sp.gov.br/pat.
Serviço
PAT Belvedere
Centro de Atendimento ao Munícipe Antonio Casadei
Avenida Zurita, 681
Telefones: 3544-8538 e 3544-8544
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
PAT zona leste
Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertolini
Avenida Irineu Carroci, José Ometto 2
Telefone: 3507-0555
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Renato Cozza/Secom