A Coordenadoria Municipal da Juventude foi oficialmente lançada na última quarta-feira (12), em evento realizado na Biblioteca Municipal Martinico Prado. O dia foi emblemático, pois comemorava-se o Dia Internacional da Juventude. E o responsável pelo setor, o estudante de Direito Wallace Mariano, já anunciou que para o início de setembro, pretende realizar a 2ª Conferência Municipal da Juventude, evento do qual serão extraídas propostas e eleitos representantes para a etapa estadual que ocorre em outubro em São Paulo.
As datas previstas para a 2ª Conferência Municipal da Juventude são 5 e 6 de setembro, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, mas Mariano vai em alguns dias formalizar os detalhes do evento, podendo ainda sofrer algumas alterações.
O lançamento da Coordenadoria contou com a presença de educadores, secretários municipais, vereadores jovens, lideranças políticas e convidados, que ouviram de Mariano o compromisso de “ouvir a juventude da cidade e articular com diversas secretarias, em especial as de Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Ação e Inclusão Social programas e ações que contemplem o interesse dos jovens”.
Vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, a nova Coordenadoria deverá, também, estreitar o contato do município com os grêmios estudantis. Foi o que enfatizou o secretário de Governo, Léo Gurnhak. “Essa coordenadoria é mais um importante instrumento de participação popular, no caso, dos jovens, para ajudar o poder público a colocar de pé projetos que interessem a eles. Uma forma democrática que novamente o governo Brambilla reforça para que a administração não venha simplesmente anunciar ações, mas compartilhar as decisões”, disse.
O presidente da Câmara Jovem, Leonardo Ferrari Bueno, também fez questão de empenhar apoio ao trabalho de Wallace. “Os jovens são pouco ouvidos em geral. Suas ideias ficam com eles. É preciso aproveitá-las melhor para melhorar a sociedade”, afirmou.
Ex-vereador jovem, ex-presidente da Câmara, vereador já no terceiro mandato e um dos defensores da criação da nova Coordenadoria, Breno Cortella também festejou a estruturação de um setor que se ocupe das políticas públicas para a juventude. “É importante que essa estrutura esteja agora devidamente criada e implementada na organização do governo, até para que as iniciativas tenham continuidade”, disse.
Jovens de volta à escola
Em seu discurso, o prefeito Nelson Dimas Brambilla admitiu que a criação da Coordenadoria Municipal da Juventude deveria ter sido efetivada antes. “Ela vem tarde, não podemos deixar de reconhecer. Só conseguimos aprova-la agora, recentemente, na Reforma Administrativa que foi votada na Câmara. Mas eu tenho uma missão urgente para você, Wallace. Quero que você converse com a nossa secretária de Educação, Beth Cilindri, para com ela desenharmos o programa que defendemos sempre, de estímulo para que nossos jovens que deixaram de estudar voltem à escola.
Com bolsa auxílio, com todo apoio porque sem estudar esses jovens ficarão sem perspectivas de futuro”, disse ele. “Não importa que atrasou um pouco a instalação dessa coordenadoria. Vamos lançar esse programa de olho lá na frente. Não se deve fazer política para as próximas eleições. E sim para as próximas gerações”, afirmou ele.
Secom/PMA