A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/08/2015 às 12:45
Centro Dia do Idoso Orlando Denardi será inaugurado no dia 14 de agosto
Espaço vai funcionar junto ao Centro de Convivência da Terceira Idade; solenidade começa às 9h30

O Centro Dia do Idoso Orlando Denardi (Picão Denardi) será inaugurado no dia 14 de agosto, às 9h30. A solenidade, que aconteceria no dia 31 de julho, foi remarcada por questões técnicas e operacionais necessárias ao funcionamento do local, e também atendendo à solicitação do Governo de Estado, visando compatibilizar o evento à agenda do governador Geraldo Alckmin.

A inauguração contará com a presença de autoridades locais e estaduais, entre elas, o prefeito Nelson Dimas Brambilla e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, confirmado para a cerimônia. A presença do governador não foi confirmada.

O Centro Dia do Idoso foi construído junto ao Centro de Convivência da Terceira Idade Hilda Masson Bordin Maretto (antiga AABB), em terreno cedido pela administração municipal. A obra contou com investimentos de R$ 935.902,87. Deste total, R$ 435.902,87 foram investidos pela Prefeitura de Araras e o restante pelo Governo do Estado, por meio do Programa Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O espaço, que será coordenado pela Secretaria de Ação e Inclusão Social, é voltado ao acolhimento gratuito e diário a pessoas acima dos 60 anos – inicialmente, serão beneficiados 50 idosos de Araras.

No Centro, eles vão receber atendimento especializado e participar de atividades variadas com outras pessoas da mesma faixa etária, voltando ao fim da tarde para casa.

O CDI vai oferecer refeições, atividades de lazer, cultura e esporte, além de estrutura com banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência que inclui TV com DVD, enfermaria e computadores para aulas de informática, sala de terapia ocupacional, varanda com equipamentos de ginástica, cozinha e dois quartos para repouso.

O prédio do Centro Dia do Idoso possui 600 metros de área construída. Iniciada em abril de 2014, a obra foi realizada pela MG Construções, vencedora do processo licitatório realizado pela administração municipal.

“A administração não mediu esforços para trazer esse serviço para a cidade e empenhou-se em garantir qualidade na construção do novo prédio. A ideia será, no futuro, implantar mais CDIs como este em outros bairros da cidade, podendo beneficiar um número maior de idosos. Melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade é um dos nossos compromissos. A população idosa tem crescido gradualmente e precisamos nos antecipar, atendendo os nossos idosos com dignidade e comprometimento”, destacou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

A secretária de Ação e Inclusão Social Regina Helena Costa Picolini reforça que o local garante mais dignidade no atendimento aos idosos. “No Centro, eles receberão atendimento humanizado e terão a oportunidade de desenvolver atividades diferenciadas, junto a outras pessoas da mesma faixa etária, durante todo o dia”, completou.

Homenagem

Picão Denardi, como era popularmente conhecido, nasceu em 14 de maio de 1925, na cidade de Araras. Filho de Aníbal Denardi e Ana Battistela Denardi, casou-se com Maria Simionato Denardi, com quem teve 5 filhos e 8 netos.

Vereador por 18 anos e presidente da Câmara Municipal entre 1973/74, ele tem um histórico invejável e atuava nos setores rural, industrial, de lazer, cultura, educação. Entre as principais conquistas, foi autor da lei que para implantação da Estação de Tratamento de Esgoto de Araras, criador do incentivo à prestação de serviço permanente às Estradas Municipais de Araras, autor da lei que concede o pagamento de um salário mínimo a cada pai de filho excepcional que trabalha na Prefeitura e autor da lei que criou a Praça "Mais Amor e Compreensão", próximo às instalações da Apae. Além disso, presidiu a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal por 18 anos.

Atuou intensamente na sociedade, presidindo ou integrando diversos grupos sociais, religiosos e conselhos, sendo fundador do Clube da Saudade de Araras e Membro do Conselho Fiscal, fundador-diretor e presidente da Associação Atlética Ararense, membro do conselho de Curadores e Conselho Superior da Fundação Hermínio Ometto, membro da Comissão de Construção de Centro Pastoral Padre Dorival Lanza, membro da Irmandade do Santíssimo Sacramento da então Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, membro do Conselho Municipal de Agricultura, além de ser representante da Câmara Municipal no Conselho Administrativo do Setor de Açúcar e Álcool na Escola Alberto Feres.

Foi também por diversas vezes coordenador e incentivador da tradicional Feira das Nações, realizada até os dias atuais pela Apae.

Picão Denardi faleceu no dia 9 de junho de 2014 e deixou os filhos Orlando, Antonia Izabel e Marcos Antonio, além de Fábio e José Eduardo (já falecidos).

 

Secom/PMA