Araras vai encerrando a participação nos 59º Jogos Regionais disputados em São José do Rio Pardo com medalhas inéditas e a garantia de permanência na 1ª divisão do torneio no ano que vem.
As últimas conquistas vieram nesta sexta-feira (10), com as meninas do futebol e do basquete.
O futebol feminino foi campeão da modalidade, trazendo o título até então inédito para a cidade. A equipe de Campinas, que faria a final contra Araras, foi desclassificada por problemas relacionados à inscrição de uma das jogadoras. Com isso, Araras ficou com a medalha de ouro.
O resultado coroa a dedicação e o esforço das jogadoras, que integram projetos realizados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, em campo. Na semifinal, Araras venceu Hortolândia por 3 x 1, improvisando uma jogadora de linha no gol, já que as duas goleiras – tanto a titular quanto a reserva - estavam machucadas.
“As meninas demonstraram ao longo da competição uma evolução muito grande. Só tenho que parabenizá-las pela conquista. Foi com muita raça, muita vontade que elas ganharam esta medalha de ouro”, comentou o técnico Renato Fabrício dos Santos.
As jogadoras do basquete feminino, que também integram projetos da Prefeitura de Araras, disputaram o 3º lugar na manhã desta sexta-feira contra Itatiba e venceram pelo placar de 57 a 51. O bronze também é inédito na modalidade.
“Para nós, foi um resultado acima do esperado, já que no ano passado ficamos com o 5º lugar. Parabéns às meninas que, com muito esforço, conquistaram este bronze”, falou o técnico Cícero Eduardo Rodrigues.
Mais medalhas
Araras também conquistou medalhas na última quinta-feira (9). O atletismo trouxe uma medalha de prata no salto em altura com a atleta Natália Donizete de Lima, que também treina em projeto realizado pela Prefeitura.
Já o taekwondo ganhou três medalhas de prata com Khiuane Dias (meio pesado feminino), Guilherme Geraldo Brandão (médio masculino) e Jhonatan Alves Ferreira (meio pesado masculino). Com esses resultados, a equipe masculina ficou com o 4º lugar na classificação geral.
O basquete masculino perdeu as semifinais para Limeira por 73 x 62 e disputa a medalhas de bronze neste sábado (11) contra Bragança Paulista.
1ª divisão em 2016
O desempenho dos atletas ararenses, ao longo de toda a competição, já garantiu antecipadamente a permanência da cidade na 1ª divisão dos Jogos Regionais no ano que vem.
Além das medalhas conquistadas em modalidades como judô, biribol, natação, atletismo, futebol feminino, tênis de mesa, taekwondo, karatê e basquete feminino, a pontuação obtida nas demais modalidades disputadas este ano coloca Araras com vantagem a frente de Bragança Paulista e fora, portanto, do rebaixamento para a 2ª divisão.
Pelo regulamento dos Jogos, as duas cidades com menor pontuação do grupo “caem” para a divisão de acesso em 2016. Americana já está rebaixada automaticamente por integrar a 1ª divisão, mas não ter participado da competição este ano. A outra vaga ficará com o “lanterna” dos 9 municípios que disputam o torneio – Bragança, até o momento.
“Araras está surpreendendo nos Jogos deste ano. Muitas modalidades trouxeram medalhas inéditas e também pontuações importantíssimas, conquistadas com muita garra por nossos atletas e professores”, disse o secretário Joilson dos Santos Souza, nesta sexta-feira.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla também reforçou o empenho de toda a delegação que participa dos Jogos Regionais, valorizando atletas, técnicos e demais profissionais envolvidos no torneio.
“Mais de 300 pessoas estão diretamente envolvidas nesta competição. Nossos atletas estão de parabéns por terem chegado neste nível, demonstrando muita disciplina, força e dedicação nas disputas. Quero parabenizar também técnicos, professores e demais profissionais que participam diretamente deste torneio. Sem eles e todo o conhecimento que agregam, estimulando e incentivando seus atletas, estas vitórias não seriam possíveis”, acrescentou.
Jogo de Araras neste sábado (11)
Basquete masculino – disputa de 3º lugar
Araras x Bragança Paulista
Resultados desta sexta-feira (10)
Basquete feminino
Araras 57 x 51 Itatiba – 3ª lugar
Futebol de Campo - feminino
Araras x Campinas (W.O Campinas) – Araras campeã
Basquete masculino – Semifinal
Araras 62 x 73 Limeira
Resultados de quinta-feira (9)
Atletismo
10.000 metros
Edemilton S. de Oliveira – 4º lugar – 5 pontos
200 metros rasos
Lucas Crisanto da Silva – 10º lugar
João Vitor da Conceição – 11º lugar
1.500 metros
Eliel Dias Balbino – 4º lugar – 5 pontos
Paulo L. Silva – 7º lugar – 2 pontos
Revezamento 4x100
João/Eliel/Gustavo/Rogério – 5º lugar – 8 pontos
Salto em altura
Natalia Donizete de Lima – 2º lugar – 7 pontos
200 metros rasos
Natalia Donizete de Lima – 6º lugar – 3 pontos
Ginástica Artística
Guilherme Castello – 14º lugar (solo)
Guilherme Castello – 12º (barra fixa)
Taekwondo
Meio pesado (67kg)
Khiuane Dias – 2º lugar
Leve (58kg)
Guilherme Geraldo Brandão – 2º lugar
Médio (68kg)
João Victor Grella – 4º lugar
Meio pesado (80kg)
Jhonathan Alves Ferreira – 2º lugar
Tênis de mesa
Julia – 2º lugar – 7 pontos
Vôlei de Praia – masculino
Araras 0 x 2 Campinas (12x21 e 8x21)
Xadrez Feminino
Araras 1 x 3 Campinas
Pontuação geral das cidades nos Jogos Regionais*
1º Rio Claro 256,5
2º Campinas 190,5
3º Indaiatuba 141
4º Hortolândia 140,5
5° Limeira 140
6º Itatiba 128,5
7º Paulinia 120
8º Araras 111
9º Bragança 103
*Informações divulgadas pelo comitê organizador dos Jogos na última quinta-feira (9). Ainda não estão computados os pontos relativos às disputas desta sexta (10).
Secom/PMA