Mais duas pontes rurais foram instaladas na zona rural de Araras na última quinta-feira (2). O trabalho foi realizado simultaneamente em duas estradas rurais: na ARR 314, que dá acesso ao bairro Corta-Rabicho, e na ARR 430, próximo à Fazenda Bom Retiro.
As duas pontes são mistas, feitas de aço e concreto. As vigas metálicas foram encaixadas nas cabeceiras com guindastes. Em seguida, também por meio de guindaste foi colocado o tabuleiro (base por onde passam os veículos), que é de concreto armado.
Uma das pontes foi instalada em trecho sobre o Ribeirão Araras, na estrada rural ARR 314. A via dá acesso ao bairro Corta-Rabicho, nas proximidades das fazendas Santana do Guaçu e Riachuelo, e fica perto da divisa com Conchal.
No trecho, a atual ponte de madeira foi retirada e a cabeceira já existente recebeu um complemento para o encaixe da nova estrutura, que tem 12 metros de extensão.
Já a outra ponte foi instalada na ARR 430, sobre o Ribeirão Caçununga, próximo à Fazenda Bom Retiro. No local, uma nova ponte foi instalada ao lado da antiga de madeira já existente. Para isso, a Prefeitura teve que construir uma nova cabeceira e todos os serviços de infraestrutura para receber a nova ponte de 8 metros.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, o trânsito de veículos nos trechos onde foram instaladas as pontes será liberado nos próximos 30 dias. Segundo a pasta, o tempo é necessário para que se dê a cura correta do concreto e que o aterramento nivele a estrada com a ponte.
Uma terceira ponte de seis metros já foi instalada na ARR 235, sobre o Ribeirão Arary, em trecho próximo ao Elhiu Root.
Recursos
As pontes são adquiridas com recursos do programa Pontes Rurais, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do Governo do Estado. Já a instalação das pontes e todas as intervenções de infraestrutura necessárias serão realizadas com recursos da Prefeitura de Araras.
O convênio foi assinado em novembro de 2014 pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital. A aquisição das pontes havia sido anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, durante inauguração do Poupatempo em Araras, em março do ano passado.
A aquisição das pontes também contou com a articulação do deputado Marcos Neves, junto ao Governo do Estado, atendendo à indicação do vereador Erinson Mercatelli.
As pontes irão melhorar a mobilidade e o escoamento da produção agrícola da zona rural, além de beneficiar moradores e proprietários rurais dos arredores das Fazendas Riachuelo, Bom Retiro, Santana do Guaçu e dos bairros Elhiu Root e dos Assentamentos Rurais.
Horácio Busolin Júnior /Secom