A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/06/2015 às 15:41
Araras emitirá certificado internacional de vacinação
Documento é exigido por alguns países e será fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar exclusivamente aos ararenses o serviço de emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), a partir de segunda-feira (22). O documento é exigido por alguns países e será fornecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde.
A necessidade do CIVP está prevista no Regulamento Sanitário Internacional para pessoas que vivem em países com risco de transmissão de febre amarela e outras doenças, ou que estão a caminho de lugares considerados de risco.
 

A lista de países que exigem o CIVP está disponível no site da OMS (Organização Mundial da Saúde). As informações sobre a emissão do certificado estão disponíveis no site da Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Uma pessoa estará protegida contra febre amarela se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso da primeira vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço. A validade do certificado é determinada pelo período de proteção da vacina, ou seja, 10 dias após o registro da primeira vacinação e imediatamente na revacinação.
 

Os interessados devem procurar o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, que funciona no Centro de Saúde 2 Dr. João Geraldo Noronha, na Rua Campos Salles, 33, Belvedere. Não é necessário agendamento prévio . O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 3543-1522 ou pelo e-mail ve@araras.sp.gov.br.

 

O que é necessário para emitir o CIVP
 

- Documento original com foto;
- CPF;
- Carteira de vacina;
- Comprovante de residência com CEP.

                 

                                                               Renato Cozza/Secom