A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/06/2015 às 14:25
Saem primeiros dados do inventário turístico de Araras; Comtur elege comando
Empresa Turismo 360º, contratada para elaborar Plano Municipal de Turismo, conclui levantamento dos atrativos e equipamentos de apoio e conselho escolhe presidente, vice e secretário

Foram divulgados nesta segunda-feira (16) os primeiros resultados do Inventário de Turismo realizado em Araras por consultoria especializada no setor, contratada pela Prefeitura para elaborar o Plano Municipal de Turismo. A divulgação dos dados foi feita durante a primeira reunião ordinária do novo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que aconteceu na Casa dos Conselhos, com a presença de mais de 30 integrantes, entre titulares e suplentes.

Elaborado pela consultoria Turismo 360º, o inventário detectou, por exemplo, cerca de 15 estabelecimentos de hospedagem em Araras, contando-se hotéis, pousadas e pensões. Foram também elencados aproximadamente 100 estabelecimentos de alimentação – incluindo-se aí os restaurantes, bares, cafés, sorveterias, lanchonetes e empórios.

Foram considerados, no levantamento, os estabelecimentos de alimentação num determinado raio de proximidade com equipamentos de turismo. Também foram detectadas 8 empresas do ramo de agências de turismo, viagens e transportadora.

A consultoria elencou diversas instituições do chamado “Terceiro Setor”, quais sejam associações de músicos, comerciantes, artesãos, agricultores, entre outros, e que são considerados estratégicos para o desenvolvimento do turismo.

A empresa apontou ainda a existência de vários estabelecimentos responsáveis pela fabricação artesanal de diversos produtos, tais como cerveja, cachaça, entre outros.

Os principais eventos culturais e de entretenimento já realizados no município também foram listados – e vários ainda serão alvo de pesquisas in loco. Além de terem sido levantados atrativos turísticos na zona urbana e empreendimentos e espaços turísticos na zona rural do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, que supervisona o trabalho da consultoria e articulou a reativação do Comtur, a partir desses dados, ainda haverá um relatório técnico onde as informações já levantadas serão sintetizadas. “Nos próximos dias a empresa nos apresentará o documento final com o inventário turístico do município”, diz o secretário Leonardo Dias.

O inventário é um dos documentos mais importantes para elaboração do Plano Municipal de Turismo, com apoio e debates comandados pelo Comtur.

Comando do Comtur está eleito
Assessorados pelo turismólogo Murilo Valencise Ziani, estagiário da Secretaria, os integrantes do Comtur elegeram o presidente, o vice-presidente e o secretário do órgão.

Não houve disputa para os três cargos, que foram aprovados pela unanimidade. A presidente é Ana Deguchi Martins, representante da Secretaria de Desenvolvimento. O vice-presidente Anderson Rafael Ricci, representantes das agências de turismo locais e, como secretário, foi eleito João Alexandre Moreira Martinez, representante do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, é importante que o comando do Comtur tenha a maioria dos representantes não integrantes do poder público municipal. “Nós inclusive gostaríamos que tivesse havido disputa, com vários nomes dos outros segmentos da sociedade civil, mas os conselheiros acharam por bem, de forma unânime, escolher a Ana Deguchi Martins que é, sabidamente, uma pessoa muito séria e engajada.

Mas de qualquer forma, vice-presidente e secretário do COMTUR são pessoas que não pertencem à administração, o que certamente facilitará a continuidade dos trabalhos independentemente da configuração do poder público municipal, que muda de tempos em tempos”, ponderou ele.

O mandato dos eleitos é de dois anos, e assim como no caso dos próprios conselheiros, o trabalho é considerado relevante ao município, isto é, sem remuneração.

Reuniões toda 1ª segunda-feira de cada mês
Também na primeira reunião do Comtur, foi definido o cronograma de reuniões ordinárias. O dia escolhido foi sempre a primeira segunda-feira de cada mês. As reuniões serão às 16h30, preferencialmente numa das salas da Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras), disponibilizada por questões de espaço, já que as salas da Casa dos Conselhos não comportariam reuniões do Comtur com quórum completo.

Também poderão ocorrer reuniões extraordinárias, conforme a necessidade do debate de questões relevantes do setor.
Tanto o cronograma de reuniões – que serão públicas – quanto as atas de cada uma delas, serão disponibilizados no hotsite www.araras.sp.gov.br/desenvolvimentoturismo, portal elaborado para dar mais transparência aos trabalhos do Comtur e à política municipal de fomento ao turismo local.

Secom/PMA