O Arraial na Praça, que começa nesta sexta-feira (19) e segue até domingo (21), na Praça Barão de Araras, traz atrações que resgatam as tradições sertanejas. A festa é uma realização da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.
Um dos destaques da programação musical, a dupla Léo Canhoto & Robertinho se apresenta sábado (20), trazendo sucessos que marcaram os mais de 40 anos de carreira dos músicos – entre os clássicos, estão O Último Julgamento, Colina do Amor, Rock Bravo Voltou para Matar, O Homem Mau, etc.
Juntos desde 1968, na cidade de Goiânia, os músicos são chamados de hippies da música sertaneja, ou a dupla de “cabelos longos” - slogan criado por eles no fim dos anos 60. Naquela época, as duplas sertanejas usavam chapéus de palha e camisa xadrez, caracterizando desta forma o homem do campo.
Modernizando a música sertaneja, a dupla cantava de cabelos longos, roupas extravagantes, medalhão no pescoço e utilizava instrumentos musicais eletrônicos com guitarra, contrabaixo e bateria. Tais atitudes revolucionaram a música sertaneja na década de 70.
Em 1972, ganharam seu primeiro disco de ouro com a música Apartamento 37, sendo a primeira dupla sertaneja a conquistar tal prêmio no país.
Em 1977, fizeram um filme longa metragem intitulado Chumbo Quente, cujo roteiro foi escrito por Léo Canhoto. Dois anos depois, gravaram pela RCA, o disco Léo Canhoto & Robertinho, em que o maior sucesso foi a música Motorista de Caminhão, escolhida como trilha sonora do seriado Carga Pesada, da Rede Globo de Televisão.
As Galvão: 68 anos de história
Com mais de 300 músicas gravadas, a dupla As Galvão é outra atração do Arraial na Praça. A dupla faz show de encerramento da festa no domingo (21).
Foi na Rádio Club Marconi, de Paraguaçu Paulista (SP), em 1947, que Mary, nascida em Ourinhos (SP), e Marilene, em Palmital (SP), começaram artisticamente como as Irmãs Galvão. Na época, elas tinham sete e cinco anos, respectivamente. Incentivadas pelos pais Bertholdo e Maria, e por Mário Pavanelli, a estreia foi em um programa comandado por Sidney Caldini.
O primeiro sucesso foi Carinha de Anjo, gravado no disco de estreia da dupla, quando ainda eram adolescentes. Com isso, a agenda da dupla ficou recheada de shows e compromissos, devido ao sucesso que as músicas faziam nas rádios de todo o Brasil.
No show, além de clássicos da música sertaneja, a dupla canta sucessos próprios como Coração Laçador (O Boi), No Calor dos teus Abraços, Pedacinhos, entre outros.
O repertório também inclui outros hits, como Pagode de Brasília (Teddy Vieira/ Lourival dos Santos), Chalana (Mario Zan/ Arlindo Pinto), Nuvem de Lágrimas (Paulo Debétio/ Paulinho Rezende) e Colcha de Retalhos (Raul Torres).
Artistas da terra
O evento também irá abrir espaço para os artistas locais apresentarem seu talento. Na sexta-feira (19), a Quadrilha Fogo na Tuia abre o evento com o tradicional show de dança e o casamento caipira.
A Orquestra de Violeiros de Araras sobe ao palco às 20h30. O grupo existe há mais de 12 anos e foi fundado com o objetivo de resgatar a música caipira de raiz na cidade e na região. Atualmente, a orquestra conta com 30 integrantes entre crianças e adultos, com idades que variam de 13 a 90 anos.
O músico Isaak do Acordeon encerra a primeira noite da festa com muito forró e baião, às 22h.
Já no sábado (20), a Associação Cultural Raízes de Araras apresenta Catira e Folia de Reis. O grupo é composto por integrantes do Amigos Catireiros, fundado há 16 anos. Para a festa, os integrantes irão apresentar a catira, dança folclórica brasileira em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos.
Às 22h, a dupla Felipe e Marcelo trará ao público o melhor do repertório de sertanejo universitário. Formada em 2007, ela já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Jorge & Mateus, Hugo Pena & Gabriel, Lucas & Luan e Zé Henrique & Gabriel, e vem conquistando o público. Quem quiser conferir mais sobre a dupla pode baixar o DVD 24h Você, disponível no site http://www.felipeemarcelo.com.br/musicas.
No domingo (21), a festa começa a partir das 18 com show do grupo Coisas do Brasil, com o melhor da MPB. Já às 19h, o Arraial continua com show do músico José Barbosa, mais conhecido como Barbosa do Acordeon. O acordeonista, que toca há 12 anos, fará repertório com sucessos como Asa Branca, Saudade de Matão e Feijão Queimado.
A dupla Robson e Matheus encerra a noite com o melhor do sertanejo universitário, logo após show da dupla As Galvão.
Culinária
A culinária também é destaque do Arraial na Praça, que conta com barracas comandadas por 26 entidades assistenciais e clubes sociais do município.
Como em anos anteriores, a renda arrecadada com a venda dos produtos comercializados pela instituições será dividida igualmente entre elas.
Não faltarão pratos e bebidas típicas como quentão, vinho quente, batata frita, pastel, cachorro quente, espetinho de frango frito, caldo verde, churrasco, cuscuz, tortas, pizzas, bolo de fubá de milho e de laranja, doces, canjica, maçã do amor, pingado, pé-de-moça, entre outras comidas e bebidas, além do famoso X-Caipira e da novidade criada no ano passado: a Sopa do Jeca. Além disso, haverá barracas que vão oferecer brincadeiras como pescaria, argola e boca-de-palhaço.
Segurança e estrutura
Preocupada com o conforto e comodidade da população, a Prefeitura irá disponibilizar estrutura adequada e segurança reforçada nos três dias de festa. Próximo ao palco principal, será instalada uma área com cadeiras destinadas a idosos e deficientes.
A segurança será reforçada com patrulhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Serão disponibilizados também banheiros químicos masculinos e femininos, além de mais dois destinados a pessoas com necessidades especiais, para garantir mais conforto à população. Uma equipe do Samu também ficará de prontidão, próximo à Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, para atender as emergências.
Arraial na Praça 2014 – de 19 a 21 de junho
Sexta-feira (19)
19h30 – Quadrilha Fogo na Tuia
20h30 – Orquestra de Violeiros
22h – Isaak do Acordeon
Sábado (20)
19h30 – Associação Cultural Raízes de Araras (Catira e Folia de Reis)
20h30 – Léo Canhoto & Robertinho
22h – Felipe e Marcelo
Domingo (21)
18h – Coisas do Brasil
19h– Barbosa do Acordeon
20h30 – As Galvão
22h – Robson e Matheus
Horácio Busolin Júnior /Secom