A Secretaria Municipal da Saúde informa que, a partir do dia 1º de setembro (segunda-feira), haverá alteração no horário de funcionamento de três unidades de saúde do município, que tinham atendimento estendido até às 22h.
A UBS “Antônio Carlos Fabrício”, no José Ometto I, passará a atender das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira; assim como a UBS “Oswaldo Salvador Devitte”, no Narciso Gomes. Já a UBS “Francisco Nicolla Cascelli”, no Parque das Árvores, continuará com o atendimento estendido, até às 19h.
As alterações acontecem porque a Secretaria de Saúde fez um estudo sobre a quantidade de atendimentos feitos no horário noturno, nessas unidades, e identificou que não havia demanda suficiente que justificasse a oferta do serviço de saúde nesse período. A noite a população está utilizando os serviços da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) “Elisa Franchozza” e do Pronto Atendimento Municipal São Leopoldo Mandic.
O levantamento feito entre 1 de janeiro e 15 de maio de 2025, mostra que no período das 16h às 22h, a média de consultas médicas na UBS do Narciso Gomes, por exemplo, era de 2 atendimentos por dia. Já nas unidades do Parque das Árvores e do José Ometto 1, no mesmo período, a média de atendimentos médicos era de 6 por dia e 1 por hora na UBS “Francisco Nicola Cascelli”, e de 8 por dia, e pouco mais de 1 por hora, na UBS “Antônio Carlos Fabrício”.
Além dos atendimentos médicos, os atendimentos feitos por enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como a vacinação, também tem baixa procura nas unidades de saúde de Araras no período noturno.
“Os números que obtivemos nesse estudo não justificam manter as unidades abertas à noite. É um custo e um risco alto, para pouca demanda”, explicou o secretário de Saúde, Romildo Benedito Borelli, o Baiano da Farmácia.
Essas alterações fazem parte do remanejamento que está sendo feito no instrumentos da Saúde no município, com o objetivo de otimizar espaços e equipes, e melhorar a oferta de serviços.
“Apesar dessa redução no horário de funcionamento noturno das unidades de saúde, os munícipes não estarão desamparados. Nós vamos reforçar o projeto “Sábado com Saúde”, que mantem unidades abertas, durante o dia, sempre no último sábado de cada mês. Faremos um rodízio pelas regiões da cidade, garantindo atendimento para aqueles que trabalham, por exemplo, e não conseguem fazer as consultas e os exames de rotina durante a semana”, disse o secretário, que confirmou também mais oferta de horário para a vacinação de crianças e adultos. “Também no último sábado de cada mês, vamos deixar funcionando a sala de vacina do Centro de Saúde “João Geraldo Noronha”, ao lado do Corpo de Bombeiros, das 8h às 13h”.
Novo horário de funcionamento – a partir de 1º de setembro
Das 7h às 16h
- UBS Antônio Carlos Fabricio – Av. Lourenço Batistela, s/n, Jardim José Ometto I – 3544-3569.
- UBS Oswaldo Salvador Devitte – Av. Presidente Costa e Silva, 27 – Narciso Gomes – 3544-4974.
Das 7h às 19h (horário estendido)
- ESF Francisco Cascelli – Rua Melânia Baraldi Maróstica, s/n, Pq. Das Árvores – 3544-5424.
Secom/Prefeitura de Araras