A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 02/06/2015 às 15:28
Modernização da Emef Clotilde Russo atende demanda do Orçamento Participativo
Escola ganhou novas salas para laboratório de informática e reforço escolar; reforma também incluiu pintura geral e novos mobiliários

A modernização da Emef Clotilde Russo, no Jardim Cândida, entregue nesta terça-feira (2), atendeu à demanda indicada em reuniões do Orçamento Participativo da região oeste. As reuniões ocorrem anualmente e são encontros em que a população pode reivindicar melhorias para sua rua ou bairro.

A reforma e ampliação da unidade incluiu a construção de duas novas salas e reforma geral. Em uma delas foi instalado um laboratório de informática com 18 computadores, adquiridos com recursos do Governo Federal, por meio do ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional).

Já a outra nova sala será utilizada para aulas de reforço no contraturno escolar. A unidade também ganhou 170 novos conjuntos de carteiras, 6 conjuntos de mobília para professores e mais 10 para o refeitório. O mobiliário foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura.

A obra também envolveu a instalação de uma rampa com acesso coberto para a quadra coberta e pintura geral nas instalações internas e externas do prédio. Em 2011, a escola ganhou ainda uma quadra coberta construída pela atual administração, que ampliou o oferecimento de atividades em tempo integral como o programa Mais Educação, do Governo Federal.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou a importância de investir na modernização das escolas municipais. “Para construir uma nação, é preciso, antes de tudo, investir em educação. Se não tivéssemos essa quadra coberta, por exemplo, que fez parte do total de 17 que entregamos desde 2011, os alunos não teriam um local para desenvolvimento de atividades culturais e esportivas. E agora ganharam um local apropriado para aprender informática e ter reforço no contraturno escolar”, destacou.

O prefeito aproveitou a ocasião para reforçar que a inauguração do novo Senai de Araras deve ocorrer no mês de julho. “Os trabalhadores terão a oportunidade de colocar seus filhos em uma das maiores escolas técnicas do Estado: o novo Senai. Estive com o coordenador estadual da escola e ele me garantiu que a inauguração poderá ocorrer entre os dias 15 e 20 de julho. Os estudantes ararenses e da região poderão pensar no futuro e buscar uma profissão e o ingresso ao mercado de trabalho”, garantiu.

A secretária de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri ressaltou que, com o novo espaço, a escola Clotilde Russo poderá melhorar ainda mais os índices de ensino. “As notas desta escola são muito boas e ficarão melhores ainda. Com as novas salas, isso tende a melhorar ainda mais. Continuem assim! Agradeço aos pais por confiarem na qualidade do ensino oferecido nesta unidade. Faremos de tudo o possível para sempre atender os pedidos de vocês”, disse.

A diretora da unidade Maritsa Duarte Castelo da Costa disse que os alunos terão o privilégio de ter uma sala de informática. “Aproveitem esse novo espaço e cuidem desse patrimônio, que é de todos vocês. Agradeço ao prefeito por nos atender. Somente com grandes investimentos é que teremos a educação que precisamos”, falou.

Presente também à cerimônia, a presidente da Câmara Municipal Magda Carbonero Celidorio reiterou a importância dos investimentos em educação em Araras. “Como o prefeito Brambilla mesmo diz, só a educação transforma. A modernização desta escola é uma conquista de vocês, pais, alunos e funcionários, que reivindicaram a reforma e ampliação”, destacou.

A solenidade de inauguração, que foi realizada na quadra coberta da escola, ainda contou com apresentação de teatro, ginástica rítmica e dança de alunos que frequentam as oficinas do programa Mais Educação, do Governo Federal.

Também participaram do evento, o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, o vereador Breno Zanoni Cortella, além dos secretários Celso Canassa (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Marizeth Baghin Morandim (Fazenda) e o presidente do Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras) Felipe Beloto.

Mais conforto aos pais e alunos
Lucilene Ribeiro Delfino, que tem dois filhos matriculados na Emef Clotilde Russo, disse que o novo espaço irá qualificar ainda mais o ensino na unidade. “Achei bem interessante a administração investir na construção de um laboratório de informática. Agora, posso ficar tranquila e não vou precisar pagar um curso fora da escola para que eles aprendam a mexer no computador. Sem contar que meus filhos já são muito bem acolhidos aqui, com ótimos professores e funcionários”, disse ela, que é mãe de Lívia Ribeiro Delfino, matriculada no 5º ano, e de Murilo Delfino, no 1º ano.

Outras escolas também receberam reformas e modernizações, realizadas pela Prefeitura. Tudo feito com o objetivo de deixar os pais de várias regiões da cidade mais tranquilos quanto à estrutura das escolas e do ensino.

Em dois anos, a Prefeitura realizou obras em nove escolas municipais, envolvendo reparos gerais e ampliações com a construção de novas salas para implantação de laboratórios de informática, bibliotecas, salas de aula e expansão do ensino integral.

As obras beneficiaram alunos de escolas municipais localizadas nas regiões central, sul, leste, oeste, rural e sudeste. São elas: Emei Glaucia Maria (Narciso Gomes); Emef Morro Grande (Morro Grande); Emeief Maria de Lourdes Matar (Jardim Copacabana); Emeief Dona Rosa Padula Zurita (Centro); Emeief Antonio Severino (Parque Santa Cândida); Emei Nona Catharina (José Ometto 1); Emeief Profª Lídia Maria Buzon Curtulo (Parque Industrial); Emeief José Dante Rodini (Jardim Fátima); e Emef Clotilde Russo (Jardim Cândida).

Horácio Busolin Júnior /Secom