A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 29/05/2015 às 14:52
Demutran reforça sinalização de parada obrigatória nas rotatórias
Desrespeito à sinalização de parada obrigatória é infração considerada gravíssima, passível de multa de R$ 191,53 e anotação de 7 pontos na CNH

O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) está substituindo placas de PARE por outras maiores e mais visíveis nas rotatórias e locais onde tem ocorrido constantes acidentes e colisões, envolvendo principalmente motociclistas.

O diretor do Demutran, Luiz Carlos Bressan Jr, explica que as novas placas com dimensões de 75 cm são normalmente utilizadas em rodovias e estradas vicinais e, por isso, são bem mais visíveis. O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, afirma que a quase totalidade das colisões e acidentes com vítimas nas rotatórias poderia ser evitada com o respeito à sinalização de parada obrigatória.

“A placa de PARE indica que o condutor do veículo obrigatoriamente deve parar na linha de retenção onde ela está instalada, mesmo que se tenha visão sobre os outros veículos, e depois retomar a marcha em segurança. Ela se torna na prática também um indicativo de redução da velocidade”, observa.

Beraldo lembra ainda que o desrespeito à sinalização de parada obrigatória é infração considerada gravíssima ao Código de Trânsito Brasileiro, passível de multa de R$ 191,53 e anotação de 7 pontos na carteira de motorista.

"Ignorar as placas de PARE, infelizmente, é uma cultura equivocada que foi se consolidando em Araras. Esta situação precisa ser revertida para evitarmos acidentes, pessoas feridas, famílias enlutadas, prejuízos ao patrimônio de cada um, além das despesas para o poder público. Para melhorar o trânsito na cidade é preciso sinalizar adequadamente, fiscalizar e coibir os abusos, mas o que faz mesmo a diferença é a atitude e o comportamento de cada um", declarou.

Secom/PMA