Sorteio realizado na última terça-feira (19), no Ginásio de Esporte Nelson Rüegger, definiu onde as famílias do Residencial Prefeito Milton Severino, construído por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, vão morar.
Cada família foi sorteada e recebeu um cartão com o número da quadra e do lote onde fica a futura casa. As famílias estavam munidas de mapas fornecidos antecipadamente pela Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras) para poderem se situar melhor e saber a localização correta dos imóveis.
Todos chegaram mais cedo ao local, já por volta de 16h30, para que houvesse tempo hábil de cumprimento de formalidades documentais.
Embora a Emhaba tenha convidado as famílias habilitadas, não era necessário estar presente ao sorteio de localização. A definição da casa sorteada será posteriormente informada às famílias antes da entrega das chaves.
A lista com os habilitados já havia sido divulgada pela Emhaba na imprensa oficial no último sábado (16).
O Residencial Prefeito Milton Severino conta, ao todo, com 680 casas divididas em 16 quadras, identificados por letras do alfabeto.
A entrega das casas ainda não tem data definida, mas a Emhaba, a Prefeitura e a Caixa Federal/Governo Federal vêm realizando reuniões para agilizar todos os detalhes, que envolvem Cartório de Registro de Imóveis, Prefeitura, Saema e Elektro.
Presente ao evento, o prefeito Nelson Dimas Brambilla sorteou os primeiros moradores e também pediu que eles cuidem de suas casas e prezem pela boa convivência. “É muito importante que vocês cuidem do que é seu. As casas foram construídas com toda a responsabilidade necessária pra que vocês tenham o conforto que merecem. Deem valor a boa convivência e tratem com respeito seus vizinhos. Lutamos muito, indo à Brasília conseguir investimentos do Governo Federal para que esse sonho fosse realizado. Esta sempre será a nossa meta: investir em programas sociais para beneficiar a população que mais precisa, proporcionando-lhes a chance de ter uma casa para morar com toda a infraestrutura necessária, incluindo novas escolas, unidades de saúde e aparelhos públicos de lazer”, afirmou Brambilla.
Também acompanharam o sorteio o presidente da Emhaba Jackson de Jesus, a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) Elaine Brambilla, os vereadores Breno Zanoni Cortella, Éder Müller e Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé).
Vistorias
Entre os dias 22 e 27 de maio, serão realizadas vistorias nas 680 casas do Residencial. Acompanhados por técnicos da Construtora Cataguá, os moradores farão a inspeção nos imóveis para verificar possíveis reparos e avarias, e avaliar se a construção das casas está de acordo com o proposto no contrato. Toda irregularidade constatada é anotada para troca ou manutenção; depois, o proprietário é convidado novamente para verificar o reparo.
Na última terça-feira (19), durante o sorteio, cada morador recebeu um informe com a data agendada para as vistorias. Para melhor organização e atendimento das 680 famílias, as visitas foram agendadas conforme a localização das casas. Nesta sexta-feira (22), as vistorias acontecem com moradores das quadras de B a F; na próxima segunda-feira (25), nas quadras de I a M; na terça-feira (26), nas quadras de N a P; e na quarta-feira (27), nas quadras A, G e H. As vistorias estão marcadas para acontecer das 8h às 17h.
Realizando o sonho da casa própria
Kelly Bezerra de Araújo, 27 anos, está muito feliz com a conquista da casa própria e elogiou a iniciativa da administração municipal em dar essa oportunidade para quem mais precisa. “Pela primeira vez, consegui me inscrever em um programa de habitação em que minha renda fosse compatível. O que vou pagar por mês não irá pesar no meu orçamento. Além disso, estou muito contente com o lugar em que vou morar”, disse ela, que irá residir na Quadra N, Lote 40.
Edson Marques e Cristiane Viola Marques também estavam com o sorriso estampado no rosto e o sentimento de sonho realizado. “Desde 2011, quando a Prefeitura decidiu construir casas populares, estamos tentando conquistar a nossa. Estamos juntos há 18 anos e desde então pagamos aluguel. Pagar aluguel não dá futuro pra ninguém e todo o dinheiro gasto durante anos nunca volta para gente”, disse Edson.
Ele também adorou a localização de sua casa. “Fui sorteado para morar na Quadra D, no Lote 23. Adoramos a localização, pois nossa casa ficará perto da entrada. Já visitamos o residencial e achamos as casas bem espaçosas, arejadas e bem iluminadas”, acrescentou.
As casas foram construídas em terrenos de 160 m² e têm sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. As residências, que terão 46m² de área construída, também serão equipadas com sistema de aquecimento solar e água quente.
Mais moradias
A atual administração já entregou 1.102 moradias populares e, atualmente, outras 2.034 estão em construção na cidade, totalizando 3.136 novas unidades habitacionais – fora as 2 mil que serão construídas nas novas áreas de interesse social até 2016.
Além das 680 moradias em construção no Residencial Prefeito Milton Severino – Jd. Aeroporto; e das 448 no Residencial Prefeito Jair Della Coletta – Jd. das Orquídeas, viabilizados pelos programas Minha Casa, Minha Vida (Governo Federal) e Casa Paulista (Governo Estadual), a administração também está construindo 212 apartamentos por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, também próximo ao Residencial Warley Colombini.
Outras 694 unidades também estão em construção no Jardim Portal do Sol, na Avenida Luiz Carlos Tunes (Via Novela), ao lado do Residencial Warley Colombini, por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo Federal, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Araras, em parceria com o Governo Federal, entregou 368 apartamentos no Condomínio Arnaldo Mazon, 216 no Condomínio Victório Arthur Corrocher e outras 518 moradias no Residencial Warley Colombini.
Confira as datas e locais das vistorias no Residencial Prefeito Milton Severino
Vistorias acontecem das 8h às 17h
Dia 22 - Sexta-feira
Nas casas localizadas nas quadras de B a F
Dia 25 – Segunda-feira
Nas casas localizadas nas quadras de I a M
Dia 26 – Terça-feira
Nas casas localizadas nas quadras de N a P
Dia 27 – Quarta-feira
Nas casas localizadas nas quadras de A, G e H.
Horácio Busolin Júnior/ Secom