A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/03/2015 às 12:03
IPTU 2015: cidadãos podem retirar 2ª via pela internet
Opção está disponível no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br, no menu Serviços ao Cidadão

Os ararenses podem retirar a 2ª via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2015 no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br. O serviço está disponível no menu Serviços aos Cidadão, na parte de Tributação/Fazenda.

O internauta deve fornecer o número do RC (Referância Cadastral do Imóvel), o mesmo que vem informado no carnê. Logo abaixo, há opções de segundas vias de parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do exercício vigente. O cidadão pode optar pela parcela única ou ainda pelo parcelamento em dez vezes.

Também no menu Tributação estão disponíveis mais nove serviços: IPTU Sustentável, Consulta a endereço de entrega, Certidão negativa de débito imobiliário, ITBI valor de mercado, Certidão de valor venal, Extrato de débitos, Parcelas do Pró-Débito, Parcelas normais e Certidão Positiva com efeito de Negativa.

O serviço online pode ser utilizado, por exemplo, por quem ainda não recebeu o carnê do IPTU em casa. Quem não possui acesso à internet pode retirar a 2ª via do tributo diretamente no setor de Tributação da Prefeitura, localizado na Rua Pedro Álvares Cabral, Centro.

Os contribuintes que quitarem o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2015 à vista terão desconto de 8%. O pagamento poderá ser efetuado nos dias 24, 25, 26 e 27 de março.

Modernização
Boa parte dos serviços e documentos públicos municipais que até hoje o cidadão de Araras só conseguia indo pessoalmente aos guichês da Prefeitura agora passa a ser disponibilizada de forma bem mais prática no site www.araras.sp.gov.br.

A modernização, uma das mais recorrentes reivindicações dos servidores municipais, da população, dos contabilistas e corretores de imóveis, engenheiros e arquitetos, entre outros representantes de diversos segmentos, foi apresentada na última sexta-feira (20) pelo prefeito Dr. Nelson Dimas Brambilla, em coletiva de imprensa no Paço Municipal.

Os serviços e documentos disponibilizados são relativos os setores de Urbanismo (afeito à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Protocolo (subordinado à Secretaria Municipal de Administração) e Tributação - vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda.

São 20 tipos de solicitações diferentes, que na forma convencional dependiam de idas e vindas, assinaturas, carimbos e recolhimento de taxas – que atualmente vão de R$ 26,70 a R$ 53,35 – e que pelo site só requerem alguns cliques, a digitação de alguns dados simples e a informação ou documento saem na hora, de graça. Quem preferir solicitar os mesmos serviços e papéis nos guichês da Prefeitura, terá que pagar as taxas previstas nas tabelas dos preços públicos e esperar, normalmente de 30 a 90 dias para ter a demanda atendida.

Clique aqui e saiba como utilizar os serviços online e suas aplicações

Horácio Busolin Júnior / Secom